Lemon Curd (ou Coalhada de Limão)

Quando a vida te dá limões… tens que fazer uma coalha de limão, porque fica uma delícia! Imaginem um creme super aveludado e cremoso, bem docinho com sabor a limão, com um toque de acidez perfeito. Assim é o lemon curd, e é perfeito para bolos, tartes, para acompanhar com panquecas, waffles, crepes e afins… ou simplesmente para barrar no pão!
 
Experimentei congelar o lemon curd porque tínhamos muitos limões e parecia-me uma boa forma de conservação, e resultou na perfeição. A congelação não faz com que este creme perca alguma das suas características, por isso se tiverem limões em excesso façam coalhada em quantidade e congelem! Economizam muito tempo, e dão vazão aos limões… ou limas, laranjas, o que tiverem à mão no fundo!

 

Receitas com Lemon Curd:

Lemon Curd (ou Coalhada de Limão)

Ingredientes para 400 g de curd:

  • 150 g de açúcar
  • 3 ovos
  • 75 ml de sumo de limão (2 a 3 limões)
  • 50 g de manteiga sem sal
  • 10 g de amido de milho (Maizena)
  • raspa de 2 limões

Preparação:

1. Num taça bata os ovos, com uma vara de arames, durante 2 a 3 minutos. Junte o amido de milho e misture bem, para retirar os grumos.
2. Adicione o açúcar e o sumo de limão, e misture bem.
3. Leve a mistura ao lume, em lume médio, mexendo sempre com uma vara de arames, até ganhar consistência, sem deixar ferver.
4. Retire a mistura do lume, adicione a manteiga cortada em cubos e a raspa de limão, misturando bem. Deixe arrefecer completamente e coloque o curd em fracos herméticos esterilizados.
 
Nota: podem preparar o curd em quantidade e congelar em porções.
Na hora de utilizar, basta descongelar e usar normalmente. A congelação
não altera a sua textura ou sabor, conservando na perfeição.

Também pode gostar de

13 comments

  1. Olá!Tens que experimentar, fica uma delicia, eu adoro!E ao congelar vais poupar tempo e aproveitar os limões que às vezes temos em excesso :)Beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.