Tarte de Limão Merengada

Tarte de Limão Merengada é uma das sobremesas favoritas da minha mãe. A base de tarte crocante, a coalhada de limão aveludada e de sabor ácido e intenso, e finalmente o merengue suíço, doce com textura de uma nuvem chamuscada… e existe já uma versão aqui no blogue! Mas é uma versão “batoteira” com massa quebrada de compra, e coalhada de limão também de compra.
 
Por isso desta vez quis fazer tudo de raiz! Por isso a lista de ingredientes vai parecer menor. Clicando na massa para tartes doces e no lemon curd caseiro, o blogue vai redireccioná-lo para as receitas da base de tarte e da coalhada, para que os procedimentos não fiquem todos misturados e confusos!
 
No fim… a tarte fica incrível! A massa é bem crocante e doce q.b., o lemon curd ficou muito saboroso, ácido e doce na medida certa e o merengue vem equilibrar toda a sobremesa, dando-lhe um toque queimadinho que eu adoro!

Tarte de Limão Merengada

Ingredientes:

Preparação:

1. Prepare a massa de tarte, e leve a massa ao forno, pré-aquecido nos 180 ºC, durante 20 a 25 minutos, até que as bordas estejam levemente douradas e a massa firme.
2. Retire os feijões (ou esferas de cerâmica) e o papel vegetal, e leve novamente ao forno, até que o fundo esteja dourado. Deixe arrefecer completamente.
3. Disponha o lemon curd sobre a base e leve ao frigorífico, enquanto prepara o merengue.
4. Coloque as claras e o açúcar numa taça de vidro, e coloque-a em banho Maria, mexendo sempre até o açúcar derreter completamente (teste um pouco entre os dedos, até não sentir os cristais de açúcar).
5. Bata as claras e o açúcar durante cerca de 10 minutos, até obter um merengue branco, fofo e brilhante.
6. Decore a tarte com o merengue e, usando um maçarico, queime-o ligeiramente.

Também pode gostar de

9 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.