Naked Cake de Limão e Mirtilos

Por vezes fico surpreendida com a passagem do tempo… para mim este ano passou a voar! Parece que nem dei pelos dias, pelas semanas passarem. Talvez tenha andado demasiado embrenhada nos desafios e projectos que 2015 me trouxe, ou talvez seja apenas uma consequência da idade… parece que quanto mais envelhecemos mais depressa o tempo passa!

Tenho muito a agradecer por este ano, a nível pessoal e profissional, foi um ano de grandes desafios e conquistas, de grandes sonhos, de lágrimas e muitos sorrisos, de muita realização pessoal… foi um ano fantástico e, depressa, atingimos mais um aniversário juntos! Quem diria?!

Parece que foi há tão pouco tempo… não era capaz de fazer nada comestível, ninguém se atrevia a provar o resultado das minhas pequenas aventuras culinárias! Aprendi tanto ao longo destes 4 anos… vi tantos programas de culinária que já lhes perdi a conta, assisti a demonstrações e workshop’s de deixar qualquer um a babar, acompanhei as publicações dos meus blogues de eleição, reuni uma colecção absurdamente grande de revistas e livros de culinária… e não podia estar mais feliz!!!

Mas hoje não é o aniversário do blogue… é o aniversário da nossa amizade! Um aniversário partilhado com todos aqueles que me têm acompanhado, enviado mensagens de carinho e incentivo, por todas as palavras sinceras, por todos os sorrisos e abraços que partilhamos… a todos vocês, especialmente aos meus pais, um muito OBRIGADA! Este é o nosso dia, e quero partilhá-lo com todos vós, convidando-vos a comer uma fatia de bolo comigo!

Este bolo de aniversário é simples, delicado e simplesmente delicioso… poderia falar sobre ele eternamente, correr centenas de adjectivos para o descrever… mas só conseguiriam mesmo perceber a sua dimensão depois de provar! A combinação da acidez e profundidade do limão, com a doce frescura dos mirtilos, é simplesmente arrebatadora… Experimentem e não se vão arrepender!

Naked Cake de Limão e Mirtilos

Ingredientes:

  • 300 g de farinha
  • 275 g de açúcar
  • 200 ml de leite meio gordo
  • 4 ovos
  • 3 colheres de sopa de manteiga derretida
  • 2 colheres de sopa de sumo de limão
  • 1 colher de sopa de extracto de baunilha caseiro
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • ½ colher de café de sal
  • raspa de 1 limão

Ingredientes para o recheio e cobertura:

  • 200 g de lemon curd caseiro
  • 50 ml de natas
  • 175 ml de natas
  • 75 g de mirtilos
  • raspa de limão q.b.

Preparação:

1. Leve ao lume o leite e o creme culinário até estarem bem quentes. Retire do lume e adicione o sumo de limão e o extracto de baunilha, tape e deixe repousar durante 5 minutos.
2. Entretanto bata os ovos e o açúcar até obter um creme leve e esbranquiçado. Adicione a raspa de limão e envolva bem.
3. Lentamente, e mexendo sempre, adicione o preparado de leite ao creme de ovos e açúcar.
4. Junte a farinha devidamente peneirada, o fermento e o sal e envolva delicadamente.
5. Verta a massa para uma forma de 22 cm, previamente untada e polvilhada com farinha, ao forno pré-aquecido nos 180 °C durante 25 a 30 minutos (faça o teste do palito).
6. Quanto o bolo estiver cozido, deixe-o arrefecer completamente antes de desenformar. Corte-o em duas metades e reserve.
7. Entretanto misture o lemon curd caseiro e 50 ml de natas e reserve.
8. Bata as natas vegetais em chantilly e coloque-as num saco de pasteleiro com um bico 1M da Wilton.
9. Num prato coloque uma metade do bolo, e distribua 2/3 do chantilly. Sobreponha a outra metade de bolo.
10. Disponha o restante chantilly sobre o bolo, bem como o lemon curd caseiro, decorando com os mirtilos e raspa de limão a gosto.
 

Também pode gostar de

15 comments

  1. Olá!Muito obrigada! :)O bolo é realmente muito bom, fico a salivar só de pensar!Que venham muitos mais anos… que cozinhar continue a ser um imenso prazer!Beijinhos

  2. Olá!Muito obrigada querida! :)Que o próximo ano seja maravilhoso para todos!A combinação limão e mirtilos é fantástica… fico a salivar só de pensar!Beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.