Bolo Zebra com Chocolate

Depois do Natal as claras amontoam-se no frigorífico… gosto sempre de ter algumas receitas à mão de semear para as aproveitar, nada de desperdícios! Por isso resolvi fazer um bolo com claras, que já não fazia há muito tempo! E cobri-lo com uma ganache de chocolate rica, porque afinal de contas nós merecemos!
 
Este bolo é delicioso, é um clássico afinal de contas, mas adaptado… para que possamos aproveitar as claras! A sua textura é bem fofa e esponjosa diria… é delicioso no próprio dia e no seguinte mas, se sentirem que fica “seco” com facilidade, basta colocar 5 a 10 segundos no micro-ondas e um milagre acontece: bolo fofinho, morno com cobertura de chocolate derretida… haverá algo melhor?!
 
Se precisarem tenho aqui no blogue muitas outras receitas para aproveitar claras AQUI.
 

Bolo Zebra com Chocolate

Ingredientes:

  • 175 g de claras
  • 75 g de açúcar
  • 100 g de farinha
  • 60 ml de óleo
  • 1 colher de sopa de cacau em pó
  • 1 colher de chá de fermento
  • 1 colher de chá de extracto de baunilha caseiro
Ingredientes para a cobertura:
  • 100 ml de natas light
  • 75 g de chocolate de culinária 55%

Preparação:

1. Bata as claras até que comecem a espumar. Continue a bater, adicionando gradualmente o açúcar, até obter claras firmes.
2. Adicione a farinha e o fermento, previamente peneirados, e envolva delicadamente.
3. Junte o óleo e o extracto de baunilha e misture, até obter uma massa uniforme.
4. Divida a massa em duas partes iguais e, a uma delas, adicione o cacau em pó, previamente peneirado, até obter uma massa homogénea.
5. Numa forma circular, previamente untada, coloque uma colher de sopa de massa de cacau no centro. Depois uma colher de massa normal, depois uma colher de massa de cacau. Repita o procedimento até esgotar ambas as massas.
6. Leve o bolo ao forno, pré-aquecido a 180 ºC, durante 25 a 30 minutos (faça o teste do palito).
7. Entretanto prepare a cobertura. Leve ao lume as natas até começarem a ferver. Retire-as do lume, adicione o chocolate em pedaços. Reserve durante 5 minutos, e misture com uma vara de arames, até obter um creme homogéneo.
8. Depois de cozido, desenforme o bolo e verta sobre ele a ganache de chocolate antes de servir.

Também pode gostar de

6 comments

  1. Muito útil, tenho claras no frigorífico que me sobraram de uma tarte Pastel de Nata e vou aproveitar para fazer este bolo no fim de semana. Obrigada e boa continuacão. Gosto da V/página! 😉👌

  2. Muito útil, tenho claras no frigorífico que me sobraram de uma tarte Pastel de Nata e vou aproveitar para fazer este bolo no fim de semana. Obrigada e boa continuacão. Gosto da V/página! 😉👌

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.