Tarte Folhada de Limão e Morangos

Morangos, morangos, morangos… quem não gosta? Eu adoro! São dos meus frutos preferidos e acho que ficam sempre fantásticos em sobremesas, dão-lhes um toque de je ne sais pas quoi!, um contraste entre o doce e o ácido… tartes de morangos são simplesmente a loucura!
 
A melhor tarte de morangos que comi foi em França, e a pior tarte que comi foi em… França! Na mesma pastelaria, uns bons anos mais tarde. A melhor tarte era de uma generosa massa areada, com chantilly aveludado, morangos frescos e uma cobertura de brilho bem doce… nesta versão tento recriar essa mesma tarte, mas a preguiça é grande, por isso opto pela massa folhada e, para lhe dar o meu toque de je ne sais pas quoi! adiciono o lemon curd caseiro.
 
Devo dizer que não vão encontrar muitas tartes de morangos como esta… tão fresca, tão boa, tão intensa… por isso recomendo vivamente: mãos à obra! Toca a pegar na tarteira, nos ingredientes, liguem já o forno, e deliciem-se com esta iguaria.

Tarte Folhada de Limão e Morangos

Ingredientes:

  • 1 base de massa folhada
  • 200 g lemon curd caseiro
  • 175 g de natas
  • 500 g de morangos
  • raspa de limão q.b.

Preparação:

1. Coloque a massa folhada sobre uma tarteira redonda e aconchegue-a bem.
2. Verta o lemon curd caseiro sobre a massa folhada e distribua-o uniformemente. Leve a tarte ao forno pré-aquecido nos 190 °C durante 15 a 20 minutos até a massa folhada estar dourada e crocante. Deixe arrefecer e reserve.
3. Bata as natas em chantilly e reserve-as no frigorífico.
4. Entretanto arranje os morangos e corte-os em quartos.
5. Coloque o chantilly num saco de pasteleiro, para maior controlo, e distribua-o sobre o creme de limão da tarte. Leve a tarte ao frigorífico durante 1 hora antes de servir.

Também pode gostar de

12 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.