Pavlova com Lemon Curd e Frutos Vermelhos

O calor, o sol, os dias longos de Verão chegaram… e conheço a sobremesa perfeita para os almoços e jantares ao ar livre, para os churrascos em família… uma deliciosa e exuberante pavlova! Uma sobremesa doce, crocante e fofa ao mesmo tempo, que combina na perfeição com um lemon curd caseiro bem ácido e cítrico, acompanhado das melhores frutas da estação!

Se preferires já existe uma receita de lemon curd aqui no site, onde utilizo os ovos inteiros mas, como sobram gemas quando se faz uma pavlova, quis aproveitar ao máximo os ingredientes!

A pavlova é uma sobremesa que podemos preparar umas horas antes de servir aos nossos convidados, colocar no frigorífico e retirar direitinha para a mesa… depois é só saborear e ouvir os murmúrios de prazer! Mas, enquanto está no frigorífico não é uma sobremesa que se possa tapar, para evitar que absorva qualquer odor de outros alimentos.

Mas descobri recentemente uma solução para esses odores indesejados… os Ovettos Mister Magic. São pequenos absorventes para o frigorífico que neutralizam os odores até 3 meses! Disponíveis em 3 versões (sal marinho, limão e vinagre natural), estes Ovettos são inodoros, recicláveis e feitos a partir de ingredientes naturais… só vantagens! Podem encontrá-los por apenas 1,99€ nas lojas Continente, Pingo Doce, Mini Preço, E.Leclerc e Meu Super.

Pavlova com Lemon Curd e Frutos Vermelhos

Ingredientes:

  • 4 claras (à temperatura ambiente)
  • 200 g de açúcar
  • 1 colher de sopa de sumo de limão
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • 1 colher de café de pasta de baunilha (opcional)
  • 100 ml de natas frias
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • frutos vermelhos q.b. (usei morangos, framboesas e cerejas)
  • hortelã fresca q.b.

Ingredientes para o lemon curd:

  • 4 gemas
  • 200 g de açúcar
  • 125 g de manteiga gelada
  • 100 ml de sumo de limão
  • raspa de 2 limões

Preparação:

  1. Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal e desenhe (no verso) um círculo com cerca de 17 cm de diâmetro. Reserve.
  2. Bata as claras até obter uma espuma branca e leve (picos suaves). Junte as 200 gramas de açúcar, uma colher de cada vez, batendo sempre.
  3. Quando as claras estiverem bem firmes (e não sentir o açúcar), adicione o sumo de limão e a pasta de baunilha e bata novamente para incorporar. Junte o amido de milho peneirado, e envolva delicadamente.
  4. Espalhe o merengue sobre o círculo no papel vegetal. Com uma espátula alise as laterais e faça uma cova no centro da pavlova.
  5. Leve a pavlova ao forno, pré-aquecido a 130 ºC, durante 10 minutos. Depois reduza para 100 ºC e deixe cozinhar durante mais 90 minutos. Desligue o forno e deixe arrefecer completamente com a porta entreaberta (coloque uma colher de pau a bloquear).
  6. Entretanto prepare o lemon curd. Num tacho com as gemas, o açúcar, o sumo e raspa de limão e misture bem.
  7. Leve a mistura ao lume, em lume médio, mexendo sempre com uma vara de arames, até ganhar consistência, sem deixar ferver.
  8. Retire a mistura do lume, adicione a manteiga cortada em cubos e continue a mexer até obter um creme liso e homogéneo. Se quiser um lemon curd mais cremoso, passe a mistura por uma peneira fina. Cubra com película aderente, e leve ao frigorífico.
  9. Bata as natas com o açúcar, até obter um chantilly firme.
  10. Quando a pavlova estiver completamente fria, recheie a cavidade com o chantilly e lemon curd a gosto.
  11. Decore a pavlova com morangos aos quartos, framboesas, cerejas e folhas de hortelã a gosto. Coloque a pavlova no frigorífico até à hora de servir.

Dica: se sobrar lemon curd pode conservá-lo até 1 semana no frigorífico, ou 3 meses no congelador.

Também pode gostar de

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.