Brownies de Chocolate com Nozes Pecan Caramelizadas

Quando pensam em pecado, em gula, o que vos vêm à ideia?! Eu só consigo pensar em chocolate… chocolate, chocolate, chocolate… e nada melhor do que um brownie de chocolate de sabor bem intenso, um brownie bem denso… que concilia o melhor dos dois mundos: chocolate e caramelo!
 
Confesso que não sou muito fã de nozes. Gosto de todos os outros frutos secos excepto nozes… pelo menos pensava eu, até ao dia em que descobri as nozes pecan, que complementam esta sobremesa na perfeição! As nozes pecan têm um sabor mais suave, não deixam aquele travo amargo na boca que sinto nas nozes comuns… e ficam perfeitas caramelizadas!

Brownies de Chocolate com Nozes Pecan Caramelizadas

Ingredientes:

  • 150 g de açúcar mascavado
  • 125 de manteiga sem sal
  • 125 g de chocolate de culinária
  • 50 g de farinha
  • 25 de cacau em pó
  • 3 ovos
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de extracto de baunilha caseiro
  • sal q.b.

Ingredientes para a cobertura:

Preparação:

1. Num tacho coloque a manteiga e o açúcar mascavado e leve ao lume, mexendo sempre, até o açúcar estar completamente dissolvido.
2. Apague o lume e adicione o chocolate de culinária bem picadinho e envolva tudo com uma vara de arames, até obter um creme de chocolate liso e homogéneo.
3. Deixe arrefecer ligeiramente e adicione os ovos, um a um, misturando com a vara de arames entre cada adição.
4. Adicione os secos, previamente peneirados, misturando apenas até envolver.
5. Verta o preparado numa forma quadrada, previamente forrada com papal vegetal, e leve-a ao forno, pré-aquecido nos 180 ºC, durante 30 a 35 minutos (faça o teste do palito).
6. Entretanto prepare o caramelo, levando a lume médio um tacho com a água e o açúcar, até adquirir uma cor âmbar, de caramelo (não mexer!).
7. Retire o caramelo do lume e adicione as natas, previamente aquecidas, e o extracto de baunilha, mexendo sempre, até deixar de borbulhar. Adicione as nozes pecan aos pedaços, envolva bem e verta sobre o brownie de chocolate.

Também pode gostar de

16 comments

  1. Mais uma grande tentação!! Assim é difícil resistir eheheh excelente aspecto! Certamente uma delícia!!Bom fim-de-semana,De aprendiz a chefhttp://deaprendizachef.blogspot.pt/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.