Tarte Merengada de Limão

O lemon curd é muito versátil seja em bolos, semi-frios, tarteletes, etc. Pode ser utilizado em recheios, coberturas, mousses, entre muitas outras aplicações que a sua imaginação ditar! Brevemente irão ver mais receitas e aplicações para este fantástico creme.

Com o lemon curd caseiro fiz uma tarte de limão merengada (de que a minha mãe passa a vida a falar!), que é perfeita para os dias solarengos e preguiçosos de verão… fácil, rápida e deliciosa, é ideal para partilhar com familiares e amigos! Uma perfeita combinação entre massa folhada leve e crocante, creme de limão fresco e intenso e uma camada de merengue.

Tarte Merengada de Limão

Ingredientes:
  • 1 base de massa quebrada
  • 200 g de lemon curd caseiro
  • 3 claras
  • 50 g de açúcar
  • raspa de 1 limão

Preparação:

1. Numa tarteira acomode a base de massa quebrada e pique-a ligeiramente com um garfo.
2. Coloque o lemon curd sobre a massa quebrada e leve-a ao forno pré-aquecido nos 170 °C (com ventilação) até que a massa fique dourada. Deixe arrefecer completamente.
3. Entretanto bata as claras. Quando começarem a formar uma espuma branca, adicione aos poucos o açúcar, continuando sempre a bater, até obter um merengue bem firme.
4. Coloque o merengue num saco de pasteleiro com um bico 1M da Wilton e decore a tarte. Depois, com a ajuda de um maçarico, queime ligeiramente o merengue.
5. Leve a tarte ao frigorífico pelo menos durante 2 horas antes de servir.

Também pode gostar de

15 comments

  1. Ficou uma belíssima sobremesa!! Adoro tartes de limão, pois misturam o doce do merengue com o fundo azedinho da fruta, é a combinação perfeita!! Beijos e linda semana pra ti! =)www.deliciasdavodeo.com.brwww.facebook.com/ReceitasdoBlogDeliciasdaVoDeoInstagram: @receitas.deliciasdavodeo

  2. Obrigada, fico feliz que tenha gostado!É mesmo isso, a combinação entre o doce e leve merengue, e a intensidade do creme de fruta é fantástica!Beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.