Pãezinhos de Deus

Adoro fazer pão… é um processo quase terapêutico, exige tempo, paciência, amor e dedicação da nossa parte, e enaltece o meu ego… o cheiro à levedura, a massa elástica e macia… um processo incrível! Tenho pena do tempo ser escasso, caso contrário haveria todas as semanas pão caseiro cá em casa, quentinho, acabado de sair do forno!
 
Foi nesse sentido que aceitei o desafio deste mês, uma receita de pão doce! Para mim não há melhor pão doce em Portugal do que o Pão de Deus, quem nunca o provou nas feiras da terra, nos santos populares, em feiras e encontros gastronómicos? São deliciosos… e bem simples de fazer em casa, no conforto do lar. Assim sendo coloquei mãos à obra e eis uns deliciosos pãezinhos de Deus, com uma cobertura bem generosa de coco… simplesmente perfeitos!
 
Estes pãezinhos são deliciosos simples ou acompanhados de compota… pessoalmente eu gosto de os abrir ao meio, comer a parte de cima simples, e barrar a parte de baixo com compota… sim, sou bastante gulosa! Recomendo vivamente algumas receitas de compota que podem encontrar aqui no blogue, como a Compota de Figos ou a Compota de Frutos Vermelhos.

Pão de Deus
(adaptação As Minhas Receitas)

Ingredientes:

  • 500 g de farinha
  • 100 g de farinha
  • 75 g de açúcar
  • 75 g de manteiga à temperatura ambiente
  • 50 ml de leite meio gordo
  • 200 ml de água
  • 2 saquetas de levedura seca
  • 1 colher de chá de sal

Ingredientes para a cobertura:

  • 1 ovo
  • 1 gema
  • 100 g de coco ralado
  • 100 g de açúcar
  • 50 g de manteiga à temperatura ambiente

Preparação:

1. Numa taça coloque a farinha (100 gramas), faça uma cova e adicione o sal, a levedura seca e o leite morno. Amasse bem até formar uma bola, tape e deixe repousar durante 20 minutos.
2. Noutra taça coloque a farinha (500 gramas), o açúcar, a manteiga e a água morna. Adicione a bola de massa, preparada anteriormente, e amasse bem até obter uma massa elástica e macia. Forme uma bola, tape e deixe repousar durante 30 minutos.
3. Divida a massa em 12 bolas uniformes e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. Tape com um pano e deixe a massa levedar durante 45 minutos.
4. Entretanto prepare a cobertura misturando o ovo, o coco, o açúcar e a manteiga.
5. Pincele os pãezinhos com a gema de ovo e cubra-os com a cobertura de coco.
6. Leve os pãezinhos ao forno, pré-aquecido nos 180 ºC, entre 15 a 20 minutos. Sirva-os mornos ou frios, simples ou acompanhados de compota.

Também pode gostar de

25 comments

  1. Contrariamente ao que diz nas suas receitas sempre ouvi dizer que o sal pode matar o fermento pelo que deve ser incorporado na farinha. É verdade.Gosto muito das suas receitas. Parabéns

  2. Olá Tina!Se calhar tem razão, mas como nunca tive problemas em termos de fermentação, sempre fiz desta forma e tem corrido bem. Até porque temos que adicionar o sal a alguma altura, e se for juntamente com o leite morno, o sal vai derretendo.Beijinhos

  3. Boa noite pode me dizer os 2 pacotes de fermento quantas gramas tem cada um ??? Muito obrigado e fico aguardar a sua resposta …

    1. Olá Anabela!

      Depende, as gramas vão variando. O importante é ver a quantidade de fermento que tem que colocar para esta quantidade de farinha, com base do rótulo do fermento que tem em casa, ou que vai comprar.

      Beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.