Pâte Sucrée (massa para tartes doces)

Quando comemos uma tarte doce queremos que todo o conjunto seja delicioso… e já nos habituamos a fazer recheios incríveis, mas por vezes a preguiça vence, e acabamos por optar por massas prontas, de compra, que são muito práticas (nunca direi o contrário, eu própria uso!) porque basta desenrolar e vamos embora! Mas desta vez quis voltar aos básicos, quis testar uma massa perfeita para tartes doces, seja para uma Tarte de Pera, Tarte de Limão e Morangos, ou até mesmo para uma Tarte Merengada ou uma simples Tarte de Morangos e Chantilly… é sempre uma receita a reter!

Pâte Sucrée (massa para tartes doces)

Ingredientes:

  • 240 g de farinha de trigo
  • 125 g de açúcar em pó
  • 130 g de manteiga sem sal gelada
  • 1 ovo
  • sal q.b.

Preparação:

1. Coloque a farinha, o açúcar e uma pitada de sal num processador e pulse para peneirar.
2. Adicione a manteiga bem gelada, cortada em cubos pequenos, e processe novamente, até obter uma farinha granulada.
3. Adicione o ovo e processe apenas até a massa ficar homogénea. Retire-a do processador e forme uma bola de massa.
4. Coloque-a sobre uma folha de película aderente e forma um rectângulo com cerca de 1 cm de espessura. Coloque-a no frigorífico durante 1 hora, ou durante a noite.
5. Estenda a massa e corte-a do tamanho da forma, removendo o excesso, e acalcando a massa. Coloque-a no frigorífico durante 15 minutos.
6. Pique o fundo na massa com um garfo. Cubra a massa com uma folha de papel vegetal e sobreponha feijões secos (ou esferas de cerâmica).
7. Leve a massa ao forno, pré-aquecido nos 180 ºC, durante 20 a 25 minutos, até que as bordas estejam levemente douradas e a massa firme.
8. Retire os feijões (ou esferas de cerâmica) e o papel vegetal, e leve novamente ao forno, até que o fundo esteja dourado. Deixe arrefecer completamente, antes de rechear.

Também pode gostar de

6 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.