Bolo Mousse de Chocolate e Laranja

Imagine um bolo de chocolate tipo mousse, bem cremoso e intenso… com um toque de laranja! E por cima uma generosa colherada de chantilly caseiro… uma verdadeira tentação para saborear uma e outra vez, porque este bolo (ainda por cima!) não é enjoativo. É um dos bolos favoritos cá em casa, em particular o favorito da minha mãe… por ela fazia um destes todas as semanas, sem excepção!

E o melhor de tudo é que mesmo as pessoas que são intolerantes ao glúten podem fazer este bolo… Um bolo de chocolate sem glúten bem incrível para animar o vosso dia.
 

Bolo Mousse de Chocolate

Ingredientes:

  • 250 g de chocolate de culinária
  • 6 ovos: 2 inteiros e 4 separados
  • 175 g de açúcar
  • 125 g de manteiga
  • raspa de 1 laranja

Preparação:

1. Leve ao lume a manteiga até começar a ferver. Retire do lume e adicione o chocolate em pedaços. Reserve durante 5 minutos, e misture com uma vara de arames, até obter um creme homogéneo.
2. Numa taça coloque 75 gramas de açúcar, os ovos inteiros e as gemas e bata tudo muito bem, até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicione o creme chocolate e a raspa de laranja e misture.
3. Bata as claras até formar espuma e adicione o açúcar gradualmente, batendo sempre até obter claras em castelo. Adicione as claras e envolva delicadamente, até obter uma mistura homogénea.
4. Verta a massa para uma forma, previamente untada e polvilhada com cacau em pó, e leve-a ao forno, pré-aquecidos nos 180 ºC durante 30 a 40 minutos.
5. Deixe o bolo arrefecer com a porta do forno entreaberta. Sirva-o simples ou acompanhado de chantilly caseiro.

Também pode gostar de

28 comments

      1. Olá Rosa!

        É tal e qual indica na receita. São 175 gramas. Tem é que ler a receita até ao fim, para entender onde colocar as restantes 100 gramas de açúcar 🙂 está tudo explicadinho na prepração!

        Espero ter ajudado.

        Beijinhos

  1. Olá!Coloco sempre o forno com ventilação e as duas resistências ligadas, porque para mim é como funciona melhor. Mas é muito importante testar aí em casa, ir conhecendo o seu forno :)Beijinhos

  2. Boa tarde, num dos comentários menciona se meter manteiga com sal para tirar o sal que menciona na receita como nos ingredientes mas ja vinos ingredientes e a receita e não fala em sal… eu já fiz dicou bom apenas o bolo no fim de o tirar do forno baixou…

    1. Olá!

      Sim, se usar manteiga sem sal, deve adicionar uma pitada de sal depois.
      Como a manteiga que usei na receita tem sal (e por isso nos ingredientes não digo que é manteiga sem sal), não necessita da pitada de sal.

      Espero ter ajudado!

      Beijinhos

      1. Ola sim obrigado.. ficou bom apenas o bolo tava alto mas quando o tirei do forno baixou não sei se foi de o tirar cedo de mais ou ter metido um prato por cima… mas gostei da receita 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.