Bolo de Amêndoa Folhado com Creme de Pasteleiro

Mais um ano de blogue, mais um aniversário, mais um bolo especial… este ano não fiz grandes inovações confesso! O bolo de hoje é uma adaptação de um clássico aqui do blogue, mas desta vez 100% homemade, com tudo feito em casa, desde a massa, ao creme de pasteleiro, às amêndoas torradas!
 
Palavras para quê?! Não há muito a dizer… é incrível ver a evolução em 7 anos quer em termos de experiência na cozinha, quer em termos de blogue, de maturidade, etc. e é incrível também como o tempo voa, como nem damos pela sua passagem quase… lembro-me perfeitamente onde estava, como estava tudo há 7 anos atrás, e parece que foi ontem! OBRIGADA a todos os que continuam desse lado, a todos os que se juntaram entretanto e acompanham diariamente este cantinho, apesar da inactividade dos últimos tempos…

Bolo de Amêndoa e Creme de Pasteleiro

Ingredientes:

  • 6 ovos
  • 175 g de açúcar
  • 100 g de farinha de amêndoas
  • 125 g de farinha
  • 1 colher de sopa de licor de amêndoas (opcional)
  • sal q.b.

Ingredientes para a cobertura:

Preparação:

1. Separe as gemas das claras. Numa taça coloque as claras com uma pitada de sal, e bata até as claras começarem a ficar esbranquiçadas, com espuma.
2. Adicione gradualmente, batendo sempre, o açúcar até obter um merengue firme e brilhante.
3. Junte as gemas e misture delicadamente. De seguida adicione a farinha de amêndoas e envolva delicadamente.
4. Adicione a farinha, previamente peneirada, e envolva delicadamente.
5. Transfira a massa para uma forma redonda de 22 cm, previamente untada e polvilhada com farinha. Leve o bolo ao forno, pré-aquecido nos 180 ºC, durante 35 a 40 minutos (faça o teste do palito). Retire o bolo do forno e deixe arrefecer completamente.
6. Entretanto corte um círculo de massa folhada do tamanho da forma. Coloque-o num tabuleiro e leve-o ao forno pré-aquecido nos 180 ºC durante 5 minutos.
7. Coloque sobre a massa folhada uma folha de papel vegetal e sobreponha outro tabuleiro e deixe cozinhar mais 5 a 10 minutos, até a massa estar dourada e folhada.
8. Corte o bolo em duas partes iguais e coloque uma delas no prato servir. Coloque cerca de 1/3 do creme de pasteleiro sobre o bolo, e espalhe uniformemente.
9. Sobreponha a base de massa folhada, cubra com a outra metade de bolo, e espalhe uma fina camada de creme por todo o bolo. Leve ao frigorífico durante 15 minutos.
10. Coloque o restante creme de pasteleiro num saco adequado, com um bico 1M da Wilton, e decore o bolo a gosto. Adicione depois as amêndoas laminadas nas laterais do bolo e no topo.
11. Leve o bolo ao frigorífico e retiro-o apenas 10 a 15 minutos antes de servir, polvilhando as amêndoas com açúcar em pó a gosto.

Também pode gostar de

8 comments

  1. Ola,eu vou tentar fazer este bolo para os anos do meu homem, queria saber se podemos por fruta quando recheamos no meio? Obrigada adoro as tuas receitas, ja fiz varias🙂

    1. Olá Cidália!

      Parece-me uma ótima ideia, o seu homem vai adorar!
      Sim, pode colocar fruta no recheio, todavia tenha em consideração que há frutas que largam mais água que outras 🙂 e frutas que aguentam mais tempo no bolo que outras.

      Beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.