Amêijoas de Cebolada

Quando eu tinha 10 anos a minha bisavó faleceu… não posso dizer que jovem, mas posso garantir que a diabetes lhe retirou qualidade de vida e acelerou esse processo, disso não tenho dúvidas. Lembro-me constantemente dela e nunca lhe vou puder agradecer o suficiente por tudo o que fez por mim, por nós… por isso, quando uma leitora do blogue sugeriu que confecciona-se receitas adequadas a pessoas com diabetes, vi aí uma forma de lhe retribuir e de, quem sabe, melhorar os dias de quem convive lado a lado com esta doença.
Confesso que não sou especialista no assunto, nem sei muito bem o que podem ou devem comer… por isso vou adaptando receitas de um revista da qual tenho alguns exemplares, Saúde à Mesa, e que é orientada por uma nutricionista, possuindo assim receitas adequadas a pessoas com diabetes, hipertensão arterial, obesidade e colesterol alto… no entanto, são receita saudáveis e ideias para qualquer pessoa que queira isso mesmo: comer bem e saudável!
Espero sinceramente que gostem e que se tiverem alguma dica ou sugestão a partilhem comigo, connosco…

Ingredientes:

  • 1kg de amêijoa vietnamita
  • 3 tomates maduros
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 folha de louro
  • 1 ramo de salsa
  • 0,5dl de vinho branco
  • pimenta q.b.
Preparação:
1. Coloque as amêijoas de molho em água com sal até que libertem toda a areia. Passe-as por água várias vezes para eliminar o sal.
2. Num tacho com água a ferver coloque os tomates (com 2 cortes perpendiculares em cima) durante alguns segundos. Retire-os do lume, retire-lhes a pele e as sementes e pique-os.
3. Num tacho leve um fio de azeite, a cebola e o alho picado e deixe refogar. Adicione o tomate e o ramo de salsa e deixe cozinhar bem até que fiquem macios.
4. Acrescente as amêijoas, tempere com pimenta a gosto, regue com o vinho branco e deixe cozinhar até que as amêijoas abram.
5. Retire do lume e sirva de imediato, acompanhadas com pão torrado ou tostas.

Também pode gostar de

14 comments

  1. Muito interessante,é claro que todos temos que ter bastante atenção aos ingredientes que fazem parte da nossa alimentação!A receita além de saudável é deliciosa!bjs

  2. Sei que já não comento muito o teu blog amor, pelo menos não aqui mas desta vez tenho que comentar.Como já te disse acho esta iniciativa espectacular, fantástica e incrível. É por estes motivos que te amo imenso, tens um coração do tamanho do mundo.Espero que as pessoas reconheçam a importância desta iniciativa.ParabénsAmo-te

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.