Quando eu tinha 10 anos a minha bisavó faleceu… não posso dizer que jovem, mas posso garantir que a diabetes lhe retirou qualidade de vida e acelerou esse processo, disso não tenho dúvidas. Lembro-me constantemente dela e nunca lhe vou puder agradecer o suficiente por tudo o que fez por mim, por nós… por isso, quando uma leitora do blogue sugeriu que confecciona-se receitas adequadas a pessoas com diabetes, vi aí uma forma de lhe retribuir e de, quem sabe, melhorar os dias de quem convive lado a lado com esta doença.
Confesso que não sou especialista no assunto, nem sei muito bem o que podem ou devem comer… por isso vou adaptando receitas de um revista da qual tenho alguns exemplares, Saúde à Mesa, e que é orientada por uma nutricionista, possuindo assim receitas adequadas a pessoas com diabetes, hipertensão arterial, obesidade e colesterol alto… no entanto, são receita saudáveis e ideias para qualquer pessoa que queira isso mesmo: comer bem e saudável!
Espero sinceramente que gostem e que se tiverem alguma dica ou sugestão a partilhem comigo, connosco…
Ingredientes:
- 1kg de amêijoa vietnamita
- 3 tomates maduros
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 folha de louro
- 1 ramo de salsa
- 0,5dl de vinho branco
- pimenta q.b.
Preparação:
1. Coloque as amêijoas de molho em água com sal até que libertem toda a areia. Passe-as por água várias vezes para eliminar o sal.
2. Num tacho com água a ferver coloque os tomates (com 2 cortes perpendiculares em cima) durante alguns segundos. Retire-os do lume, retire-lhes a pele e as sementes e pique-os.
3. Num tacho leve um fio de azeite, a cebola e o alho picado e deixe refogar. Adicione o tomate e o ramo de salsa e deixe cozinhar bem até que fiquem macios.
4. Acrescente as amêijoas, tempere com pimenta a gosto, regue com o vinho branco e deixe cozinhar até que as amêijoas abram.
5. Retire do lume e sirva de imediato, acompanhadas com pão torrado ou tostas.
3. Num tacho leve um fio de azeite, a cebola e o alho picado e deixe refogar. Adicione o tomate e o ramo de salsa e deixe cozinhar bem até que fiquem macios.
4. Acrescente as amêijoas, tempere com pimenta a gosto, regue com o vinho branco e deixe cozinhar até que as amêijoas abram.
5. Retire do lume e sirva de imediato, acompanhadas com pão torrado ou tostas.
14 comments
Eu como diabética, agradeço a atenção e carinho. É lindo quereres fase-lo também em nome de alguém que foi muito importante para ti.Gostei muito da sugestão e vou leva-la comigo.Beijocas
O teu petisco é bastante apetitoso!
Muito interessante,é claro que todos temos que ter bastante atenção aos ingredientes que fazem parte da nossa alimentação!A receita além de saudável é deliciosa!bjs
Bem bom…yummy:)
Sei que já não comento muito o teu blog amor, pelo menos não aqui mas desta vez tenho que comentar.Como já te disse acho esta iniciativa espectacular, fantástica e incrível. É por estes motivos que te amo imenso, tens um coração do tamanho do mundo.Espero que as pessoas reconheçam a importância desta iniciativa.ParabénsAmo-te
Não conhecia o Arco Íris… adoro amêijoas e esta receita parece-me deliciosa 🙂
Boa ideia… :)bjs
Olá Elsa!Fico feliz que tenha gostado, não fazia ideia!Beijinhos e feliz Dia da Mulher!
Olá Luisa!Sem dúvida e a melhor parte é que é bastante saudável :)Beijinhos e feliz Dia da Mulher!
Olá Silvia!Fico feliz que tenha gostado, é realmente uma opção mais saudável!Beijinhos e feliz Dia da Mulher!
Olá amor :)Obrigada por todo o apoio, tem sido importante para mim. Espero que corra bem e que ajude as pessoas :)Beijinhos, amo-te 🙂
Olá!Fico feliz que tenha gostado, seja muito bem vinda!Beijinhos e feliz Dia da Mulher!
Olá Mafalda!Fico feliz que tenha gostado!Beijinhos e feliz Dia da Mulher!