Tiramisú é provavelmente a mais famosa sobremesa italiana de sempre! O nome sugere algo difícil, mas é uma sobremesa bem simples composta por camadas de biscoitos champanhe (ou palitos La Reine), embebidos em café, e creme de queijo mascarpone, natas, ovos e açúcar… uma sobremesa deliciosa que deve ser consumida bem fresca!
Já partilhei convosco a minha receita de Tiramisú favorita (sem ovos), em tudo semelhante ao delicioso tiramisú do Pompi que comi em Roma… e este ano, para celebrar o Dia Mundial do Café, trago-vos a receita de Tiramisú Tradicional, que é feita com gemas e que fica igualmente delicioso!
Se gostas de sobremesas com café devias espreitar a minha receita de Bolo de Bolacha e Chocolate e, para acompanhar, bebe um incrível Café Dalgona com Caramelo Salgado… é de lamber os dedos!
Tiramisú Tradicional
Ingredientes:
- 250 g de queijo mascarpone (à temperatura ambiente)
- 200 ml de natas
- 75 g de açúcar
- 175 g de palitos de champanhe
- 3 gemas
- 250 ml de café
- 2 a 3 colheres de sopa de vinho Marsala
- cacau em pó q.b. (para polvilhar)
Preparação:
- Bata as gemas com o açúcar, em banho Maria, durante 3 a 5 minutos até que a mistura fique esbranquiçada, engrosse e deixe de sentir os cristais de açúcar.
- Retire do lume, adicione o vinho e misture bem. Deixe arrefecer.
- Entretanto bata o mascarpone com as natas, até obter um creme uniforme e sem grumos.
- Adicione o creme de gemas e açúcar e misture bem.
- Numa travessa de servir coloque uma camada de palitos embebidos em café. Cubra com metade do creme e polvilhe com cacau em pó a gosto.
- Repita o procedimento, colocando outra camada de palitos embebidos em café. Cubra com o restante creme e finalize com mais cacau em pó.
- Leve ao frigorífico durante pelo menos 4 horas antes de servir (idealmente durante a noite).
2 comments
o vinho Marsala e branco ou tinto?
Olá Maria!
Indiferente, pode usar o que tiver em casa 🙂 ou, senão tiver, pode usar vinho do Porto ou outra bebida da sua preferência.
Beijinhos