Manteiga de Alho e Ervas Aromáticas

Quando estive na Madeira não houve dia em que não comesse Bolo do Caco com manteiga de alho e ervas como entrada… é algo tão simples, mas tão delicioso que não conseguia resistir! Sabia que, mal chegasse ao Porto, tinha que reproduzir esta maravilha, até porque queria também experimentar fazer bolo do caco em casa. E manteiga de alho e ervas a acompanhar é indispensável.

A manteiga de alho e ervas é uma receita muito rápida, que podem fazer como eu no Super Chef da Tupperware, num processador ou até mesmo na Bimby. E é também muito versátil! Eu usei salsa fresca picada, mas podem usar ervas frescas ou secas da vossa preferência, como por exemplo coentros, manjericão, orégãos… enfim, o céu é o limite! E podem ainda inovar e adicionar especiarias como pimentão doce, caril, pimenta de cayenne, cominhos, etc. e criar uma enorme diversidade de manteigas!

Manteiga de Alho e Ervas Aromáticas

Ingredientes:

  • 125 g de manteiga com sal
  • 2 a 3 dentes de alho
  • 1 molho de salsa
  • sal q.b. (opcional)

Preparação:

  1. Num processador coloque os dentes de alho e triture. Adicione a salsa e triture novamente.
  2. Junte a manteiga à temperatura ambiente e uma pitada de sal a gosto. Triture tudo até obter um creme uniforme.
  3. Transfira a manteiga para uma folha de papel vegetal e molde-a em formato de rolo. Aperte bem as laterais e leve ao frigorífico durante 1 hora. Retire do frigorífico 30 minutos antes de servir, e sirva a manteiga com pão torrado, tostas ou bolo do caco.

Também pode gostar de

5 comments

      1. Muito bom! Adoro as suas receitas, esta ja é costume fazer, e, se me permite a sugestao, acrescente uma malagueta seca no momento de triturar e fica 🔝

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.