Danette de Chocolate e Avelãs Caseiro

Há poucos meses chegaram a Portugal umas sobremesas maravilhosas, que eu já conhecia das minhas férias nos meus avós em França, os danettes! Sempre gostei muito do danette de chocolate, mas confesso que agora me rendi ao de chocolate e avelãs, que é o meu favorito! Mas acho o preço dessas sobremesas muito exagerado… e, no outro dia, enquanto bebia um Chocolate Quente Cremoso, ocorreu-me que poderia adaptar essa mesma receita num danette! E assim nasceu a ideia!

A experiência correu muito bem e o danette fica muito semelhante ao de compra: super aveludado, cremoso, com um sabor intenso a chocolate e um toque de avelã… se preferirem fazer o danette normal, de chocolate, basta substituirem a bebida de avelãs por leite meio gordo e aumentarem um pouco a quantidade de chocolate de culinária.

Danette de Chocolate e Avelãs Caseiro

Ingredientes:

  • 1 chávena de bebida vegetal de avelãs
  • 75 g de chocolate de culinária
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • 1 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1 colher de sopa de extracto de baunilha caseiro
  • chantilly caseio q.b. (opcional)
  • rolinhos de cacau q.b. (opcional)

Preparação:

1. Adicione ao leite, o amido de milho, o açúcar e o cacau em pó e misture, com uma vara de arames, para dissolver os grumos.
2. Leve o leite ao lume até engrossar ligeiramente. Apague o lume, adicione o chocolate aos pedaços e extracto de baunilha e misture.
3. Transfira o creme de chocolate para uma taça e cubra com película a cobrir a superfície, e leve ao frigorífico durante a noite. Sirva simples, ou com chantilly.

Também pode gostar de

12 comments

  1. Olá! Eu também faço esta receita, que já serviu um dia para recheio de um bolo de aniversário juntamente com frutos silvestres.
    Só faço com uma alteração, uso tapioca em vez de maizena.
    Obrigada por todas as receitas. Tenho o ebook mas aguardo pelo livro físico 😊

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.