Bolo do Caco Tradicional

O bolo do caco é um pão tradicional madeirense, que faz as delícias de turistas e locais pelo seu sabor, pela sua textura… principalmente quando barrado com uma deliciosa manteiga de alho e ervas. Estive de férias na Madeira durante 1 semana e comi bolo do caco no forno quase todos os dias… não há como resistir!

Mas não, não precisas de ir até à Madeira (embora eu recomende a viagem!) para saborear uma boa receita de bolo do caco madeirense… podes fazer os teus pãezinhos em casa! Claro que não vai ser bem igual. Nenhum local me deu a receita, embora eu tenha tentado! Mas garanto-vos que quentinhos, acabados de cozer com aquela manteiga a derreter… vos vai saber pela vida!

Esta receita rende vários bolos do caco que, pode consumir de imediato, guardar para os dias seguintes ou pode até embalar e congelar! E depois, sempre que a vontade apertar, basta descongelar, aquecer no forno durante alguns minutos e deixar que a manteiga faça o resto!

Bolo do Caco da Madeira

Ingredientes para 4 bolos do caco:

  • 250 g de farinha de trigo T65 sem fermento
  • 150 g de batata-doce (sem casca) cozida a vapor
  • 100 ml de água morna
  • 5 g de fermento de padeiro seco
  • 1 colher de café de sal

Preparação:

  1. Coloque a farinha numa taça. Faça um buraco no meio e coloque o sal, a batata-doce e o fermento.
  2. Adicione a água aos poucos e amasse muito bem. Amasse durante cerca de 10 a 15 minutos à mão, ou 5 a 10 minutos com a batedeira (gancho para pão).
  3. Tape a taça com um pano limpo e deixe levedar durante 2 horas (ou até dobrar de tamanho).
  4. Divida a massa em 4 porções. Forme bolas, polvilhando com farinha. Tape com um pano limpo e deixe levedar durante 30 minutos.
  5. Entretanto, aqueça uma placa elétrica ou frigideira anti-aderente e cozinhe os bolos de ambos lados, até ficarem dourados e cozidos. Vá virando os pães de forma a que estes fiquem cozidos uniformemente.
  6. Sirva quentes acompanhados com manteiga de alho e ervas caseira.

Também pode gostar de

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.