Caramelo Salgado Express

Caramelo salgado é um dos meus pecados capitais… adoro! Dá um toque especial a qualquer sobremesa, a qualquer bolo… fica absolutamente incrível como topping de gelados, em crepes e panquecas, em coberturas ou recheio de bolos de aniversário, em sobremesas de copinho ou ainda, se a gula ordenar, à colherada! Eu gosto particularmente de Café Dalgona com Caramelo Salgado e de Gelado de Caramelo e Nozes Pecan… são duas receitas de ir aos céus!

Se nunca provou caramelo salgado, trata-se de um molho de caramelo com uma textura suave, aveludada e amanteigada que derrete na boca… e tem um sabor incrível, que faz as nossas papilas gustativas bailarem de prazer!

Como fazer caramelo salgado em casa? É uma receita bem simples, rápida e que necessita de poucos ingredientes e utensílios. Já partilhei aqui no blogue a receita “tradicional” de molho de caramelo salgado que eu adoro, mas sei que é uma receita que, apesar de simples, requer um pouco de prática porque começamos por fazer um caramelo. Por isso, num dia de mais correria, tentei “abreviar” o processo e assim nasceu este caramelo salgado express! Fica pronto em menos de nada, não corre o risco de “queimar” o caramelo e é igualmente delicioso!

Nesta receita pode utilizar manteiga com ou sem sal. Tenha apenas em consideração que, se utilizar manteiga com sal, a pitada que adiciona no final da receita deve ser menor e, se utilizar manteiga sem sal, a pitada deve ser mais generosa. Na dúvida, molhe uma colher no molho de caramelo, deixe arrefecer alguns segundos, prove e ajuste a quantidade de sal ao seu gosto!

Caramelo Salgado Express

Ingredientes:

  • 225 g de manteiga
  • 200 g de açúcar mascavado
  • 200 ml de natas
  • sal q.b.

Preparação:

  1. Num tacho alto coloque a manteiga e o açúcar mascavado e deixe derreter, mexendo de vez em quando. Quando começar a ferver mexa sempre, até a mistura reduzir e ficar mais escura.
  2. Junte as natas e misture bem. Deixe cozinhar durante mais 2 a 3 minutos, mexendo sempre. Adicione uma pitada de sal a gosto. Retire do lume e deixe arrefecer.
  3. Guarde o caramelo salgado num frasco de vidro no frigorífico e, sempre que quiser utilizar, basta retirar com antecedência ou aquecer no micro-ondas.

Também pode gostar de

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.