Gelado de Caramelo e Nozes Pecan

É verdade o Outono já chegou e o Inverno caminha a passos largos… mas confesso que, por vezes, os gelados me sabem muito melhor com o frio, do que com o calor! Coisas da vida…

Este ano decidi sair da zona de conforto e comprei uma sorveteira. Pesquisei várias receitas de gelados, misturei receitas, fiz ajustes… e o resultado é este delicioso Gelado de Caramelo e Nozes Pecan! Podem fazer com ou sem sorveteira, porque na preparação já estamos a incorporar muito ar, para que fique cremoso. É claro que os resultados serão melhores ainda com sorveteira! Mas, mesmo sem ela, não podem deixar de fazer esta delícia… um gelado cremoso, repleto de molho de caramelo e nozes pecan caramelizadas, bem crocantes.

Gelado de Caramelo e Nozes Pecan Caramelizadas

Ingredientes:

  • 400 ml de natas frias
  • 3 claras de ovo
  • 2 colheres de sopa de xarope de agave
  • 150 g de nozes pecan
  • 50 g de açúcar mascavado
  • molho de caramelo salgado q.b.

Preparação:

  1. Leve ao lume um tacho ou frigideira anti aderente, deixe aquecer e torre ligeiramente as nozes pecan. Adicione o açúcar mascavado e mexa sempre, até às nozes caramelizarem.
  2. Coloque as nozes sobre uma folha de papel vegetal e deixe arrefecer completamente.
  3. Entretanto bata as natas em chantilly firme. Adicione 3 a 4 colheres de sopa de molho de caramelo, o xarope de agave e envolva delicadamente.
  4. Bata as claras em castelo e envolva delicadamente à mistura anterior. Junte metade das nozes pecan e envolva.
  5. Coloque num recipiente e decore com molho de caramelo a gosto e as restantes nozes pecan. Leve ao congelador durante 4 a 5 horas.
  6. Sirva em taças ou cones de gelados, com molho de caramelo a gosto.

Também pode gostar de

7 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.