Tronco de Natal

Calma! Não se assustem já com a lista de ingredientes, com a extensão do procedimento, porque na realidade esta receita é bem simples mas… extensa porque aqui vou partilhar com vocês todos os truques e dicas que funcionaram para eu obter um rolo perfeito, um rolo que não quebra e que depressa se transformou num Tronco de Natal de sonho…
 
Nunca tinha ousado fazer um tronco em casa… e sempre que os comprava fora ficava desconsolada, não eram nem de longe, nem de perto, aquilo que eu queria. Então coloquei mãos à obra e, na terceira tentativa, conseguimos alcançar o sucesso! O melhor Tronco de Natal que já comi, uma combinação de sabores incrível… rolo fofo e húmido, creme de ovos bem cremoso e uma ganache de chocolate de louvar aos céus… palavras para quê?!
 
P.S.: vão sobrar algumas claras do creme de ovos, mas não desesperem! Existem várias receitas no blogue perfeitas para aproveitar essas claras, tais como, Molotof, Tarte Merengada de Limão, Pavlova de Morangos e Chocolate, Suspiros, Bolo Tigre, Financiers de Framboesa, entre muitas outras!

Tronco de Natal

Ingredientes:

  • 250 g de açúcar
  • 125 g de farinha
  • 6 ovos
  • 25 g de manteiga sem sal derretida
  • 1 colher de sopa de extracto de baunilha caseiro
  • 1 colher de chá de fermento

Ingredientes para o recheio:

Ingredientes para a cobertura:

  • 50 ml de natas
  • 75 g de chocolate de culinária
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal
  • pó dourado q.b.

Preparação do creme de ovos:

1. Leve ao lume a água e o açúcar e deixe ferver até atingir o ponto de pérola. Desligue o lume e deixe arrefecer cerca de 10 minutos.
2. Entretanto bata as gemas com o amido de milho até obter um creme homogéneo e sem grumos.
3. Verta a calda de açúcar em fio sobre o creme de ovos, mexendo sempre. Volte a levar tudo ao lume, mexendo sempre até engrossar (deixe ferver 1 ou 2 minutos) e desligue o lume.
4. Adicione a manteiga gelada aos cubos e misture. Cubra o creme de ovos com película aderente e leve ao frigorífico para refrigerar durante a noite.

 

Preparação:
1. Numa taça coloque os ovos e o açúcar, e bata até a mistura triplicar de volume.

2. Adicione o extracto de baunilha caseiro, a manteiga, a farinha e o fermento, previamente peneirados, e envolva delicadamente, apenas para incorporar.
3. Unte um tabuleiro rectangular (usei o tabuleiro do próprio forno) com manteiga, e forre-o com papel vegetal. Verta a massa sobre o tabuleiro, e leve-o ao forno, pré-aquecido nos 160 ºC, durante 10 a 15 minutos (faça o testo do palito).
4. Entretanto prepare a cobertura. Leve ao lume as natas até começarem a ferver. Retire-as do lume, adicione o chocolate em pedaços. Deixe repousar durante 5 minutos.
5. Adicione a manteiga à mistura de chocolate e misture com uma vara de arames, até obter um liso, brilhante e creme homogéneo. Deixe arrefecer à temperatura ambiente, sem mexer, para espessar.
6. Desenforme o rolo sobre um pano limpo, remova o papel vegetal e enrole o rolo com a ajuda do pano. Deixe arrefecer 5 a 10 minutos.
7. Desenrole cuidadosamente o rolo e espalhe uniformemente o creme de ovos. Enrole novamente com a ajuda do pano. Corte duas fatias das extremidades, para fingir pedaços de tronco no topo e na lateral do tronco principal.
8. Espalhe o creme de chocolate uniformemente no tronco e, com a ajuda de um garfo, recrie as rugosidades de um tronco. Decore a gosto com pó dourado e sirva.

Também pode gostar de

33 comments

  1. Vou fazer amanhã!! Deve ser uma delícia❤esta receita dá mais ou menos para quantas pessoas muito gulosas?Pergunto porque o meu filho é a única coisa que come no Natal…Obrigada pela receita e beijinhos doces😍

  2. Olá!Obrigada, que bom que gostaste!Com creme de chocolate fica ótimo também! E podem até utilizar a cobertura como recheio, basta dobrar ou triplicar as quantidades :)Beijinhos

  3. Boa noite, como fez o creme de chocolate para cobertura? Obrigada, parabéns tem um ar apetitoso. Espero conseguir fazer, só tive dúvidas no creme de chocolate.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.