Arroz Doce Cremoso

Lembro-me de ter uns 5 ou 6 anos e pedir à minha mãe para fazer arroz doce. É uma sobremesa que ela nem sequer gosta… e por isso não sabia muito bem como fazer, mas lá tentou a sua versão! E lembro-me que detestei. Por isso, sempre que me perguntam, respondo que não gosto de arroz doce, mas na realidade nem sei se posso dizer que provei (desculpa mãe!)… e quando vi a receita da Rita, uma receita de família, da avó dela, tive que experimentar.

Confesso que arroz doce até nem é nada mau! Não será a minha receita de Natal favorita, mas realmente esta versão é muito boa… o arroz fica muito cremoso e não é exageradamente doce. Se calhar é questão para dizer “primeiro estranha-se, depois entranha-se”.

Arroz Doce
(adaptação de La Dolce Rita)

Ingredientes:

  • 1/2 chávena de arroz carolino
  • 1/2 chávena de açúcar (mal cheia)
  • 750 ml de leite meio gordo
  • 3 gemas
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 pau de canela
  • 2 cascas de limão
  • sal q.b.

Preparação:

1. Num tacho coloque o arroz, as cascas de limão, o pau de canela, a manteiga e uma pitada de sal. Cubra com um pouco de água e leve ao lume e deixe ferver, até que o arroz tenha absorvido toda a água. Retire do lume, tape e deixe repousar 20 a 30 minutos.
2. Leve o arroz novamente a lume médio, mexendo sempre, e adicione o leite aos poucos, mexendo até o arroz absorver. Repita o processo até que o arroz esteja totalmente cozido (se necessário adicione mais leite).
3. Adicione o açúcar, misture bem durante 1 minuto. Junte as gemas ao arroz (temperando previamente) e mexa sempre, durante 1 a 2 minutos.
4. Retire as cascas de limão e o pau de canela, verta o arroz para uma travessa e polvilhe com canela em pó a gosto.

Também pode gostar de

4 comments

  1. Então já somos duas, também não gosto de arroz doce! No entanto sinto-me tentada a fazer, depois de ter visto esta foto. As mães fazem tudo, mesmo quando não sabem, a minha é igual. Boas Festas! Beijinhoswww.opecadodagulablog.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.