Salada de Curgete Grelhada

Desde que os meus avós vieram para Portugal reformados, há quase um ano atrás, que o meu avó se tem dedicado a uma horta biológica, e também à criação de pássaros. Desta horta têm vindo todo o género de legumes e seus derivados: cebolas, ervilhas e ervilhas de quebrar, vagens, pepinos, curgetes… e neste momento temos um excessivo stock de curgetes, o que é fantástico! Obriga-nos a pôr a nossa imaginação à prova, obriga-nos a criar várias receitas deliciosas para evitar o desperdício deste legume tão preciso (sem aditivos e sem pesticidas, como gosta de salientar o meu avó!).
 
Por isso nada melhor, neste retorno, do que uma salada de curgete bem saudável e deliciosa, para aproveitar o que de melhor a natureza, e as mãos do meu avó, nos dão. O acompanhamento perfeito dos tradicionais grelhados de Verão, sejam eles de carne ou de peixe…

Salada de Curgete Grelhada

Ingredientes:

  • 2 curgetes
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de ervas de Provence
  • 1 dente de alho
  • tomates cherry q.b.
  • sal q.b.

Preparação:

1. Lave a curgete e corte as extremidades. Usando uma mandolina (usei a mandolina da Borner) corte a curgete em finas fatias longitudinais.
2. Entretanto numa taça coloque o azeite, o dente de alho esmagado e as ervas de Provence, e leve-a ao micro-ondas em períodos de 15 segundos, até que o azeite ferva.
3. Pincele as fatias de curgete com o azeite, tempere-as com sal a gosto, e grelhe-as cerca de 1 minuto de cada lado, até que fiquem marcadas pelo grelhador. Disponha a curgete num prato e deixe arrefecer ligeiramente.
4. Corte os tomates em metades, tempere-os com sal e pimenta a gosto e junte-os à salada de curgete. Sirva de imediato.

 

Também pode gostar de

36 comments

  1. Adoro courgette e costumo assa-la imensas vezes mas nunca me lembrei que poderia grelha-la. E uma otima opçao e muito saudavel! Vou experimentar. Estou a seguir o teu blog. Gostei imenso!

  2. Olá Maura!Obrigada, ainda bem que gostaste!Por acaso também costumo assar e até saltear a courgette e fica sempre uma delícia 🙂 é um legume muito versátil.Beijinhos

  3. Adoro courgette! O meu avô também criou uma horta há pouco tempo, dá para nos aventurarmos mais com o excesso de produtos que temosEsta salada tem óptimo aspecto! Adorei o teu blog, já te estou a seguir!Beijinhos ♥Marta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.