Recordo-me perfeitamente de ter 5 ou 6 anos e comer lentilhas. Lembro-me daqueles “grãos” de um verde pálido, doentio a boiarem no frasco de vidro, de sabor nada agradável na época… desde então nunca mais se comeram lentilhas cá em casa. Talvez porque a experiência tenha sido igualmente traumatizante para todos… mas os anos passaram, eu cresci, os meus gostos mudaram, aprendi a gostar de legumes, aprendi qual a melhor forma de consumir alguns legumes dos quais também não gostava… e por isso tinha de encarar o desafio das lentilhas também!
Pareceu-me que a melhor forma de experimentar seria com algum tipo de molho, num estufado por exemplo, em que o seu sabor fosse “camuflado”. Tal como fiz há anos atrás com a soja granulada…
Quando vi a receita de bolonhesa de lentilhas da Inês percebi de imediato que era a receita perfeita, aquela que eu procurava… coloquei mãos à obra e cá está a primeira receita com lentilhas desde há muitos, muitos anos! Uma receita vegetariana cheia de sabor e texturas, que faz qualquer “carnívoro” salivar…
Bolonhesa de Lentilhas
(adaptação de Madame Xícaras)
Ingredientes:
(adaptação de Madame Xícaras)
Ingredientes:
- 200 g de esparguete
- 400 g de lentilhas verdes biológicas
- 400 g de tomate pelado em lata
- 2 colheres de sopa de molho bolonhesa
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- queijo parmesão q.b.
- ervas de Provence q.b.
- orégãos q.b.
- mistura de 5 pimentas q.b.
- azeite q.b.
- sal q.b.
Preparação:
1. Leve ao lume um tacho com água, temperada com sal, a ferver. Adicione o esparguete e cozinhe-o de acordo com as especificações da embalagem. Coe, passe por água fria e reserve.
2. Entretanto num tacho leve a refogar a cebola e os alhos picados e o louro durante alguns minutos.
3. Adicione o tomate pelado (cortado em pedaços) e o molho bolonhesa, e tempere com sal, pimenta e ervas aromáticas a gosto. Deixe cozinhar durante 10 minutos para apurar e, se necessário, adicione um pouco de água quente.
4. Junte as lentilhas e deixe cozinhar durante 5 minutos.
5. Sirva de imediato acompanhadas com esparguete cozido e polvilhe com queijo parmesão a gosto.
11 comments
Olá :)….Que delicioso aspecto e optima sugestão :D….Beijocashttp://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/
Vou roubar e fazer!Um beijinho dourado
Já fiz assim uma bolonhesa muito parecida com lentilhas.Bela e saborosa partilha.Beijinhos,Clarinhahttp://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/01/pizza-de-couve-flor.html
Olá Leonor!Delicioso e super saudável!Beijinhos
Olá!Que bom que gostaste!Quando fizeres partilha connosco as fotografias na página do FB :)Beijinhos
Olá Clara!Que bom! Então já sabe o quão maravilhosa fica até!Beijinhos
Eu também tinha um trauma com lentilhas, mas já se redimiram com uma sopa maravilhosa! Tenho de fazer agora bolonhesa 🙂 Só uma dúvida – cozeste previamente as lentilhas, certo?
Boa noite. As lentilhas não têm que ser demolhadas?
Olá Luísa!
Não, porque nesta receita usei lentilhas em conserva.
Se usar das secas terá que demolhar.
Beijinhos
Olá!Tenho que experimentar em sopa também! Deve ficar uma delícia :)Não, eram lentilhas em lata, adicionei apenas no fim para ganharem sabor porque já vêem cozinhadas.Beijinhos