Há um ano atrás diria firmemente que “não gosto de sushi! Comer peixe cru, eu?! É que nem pensar!” mas a verdade é que há alguns meses experimentei sushi de fusão, num restaurante incrível (posso fazer uma publicação sobre ele se quiserem!), e adorei… e uma das coisas que mais gostei foram os crepes de vegetais com molho agridoce… não sou grande fã de picante, mas este molho é simplesmente incrível e eu tinha que experimentar, obrigatório!
Quando vi a receita no blogue da Joana pareceu-me perfeita, mas revelou-se difícil (e mais tarde caro) encontrar o vinagre de arroz por isso, e com o seu consentimento, utilizei vinagre de sidra para substituir, carreguei nas malaguetas e retirei o gengibre que, pessoalmente, não tinha sentido no molho quando fomos ao sushi, por isso não ia estar presente no meu também. E cá está a receita… o molho ficou delicioso, tem a doçura e o picante perfeitos. E vai acompanhar na perfeição os meus crepes de legumes caseiros… já tenho água na boca!

Molho Chilli Agridoce
(adaptação de As Minhas Receitas)
Ingredientes:
- 250 ml de vinagre de sidra
- 250 g de açúcar
- 4 dentes de alho
- 6 malaguetas vermelhas pequenas
Preparação:
1. Num tacho coloque o vinagre e o açúcar e, após levantar fervura, deixe ferver em lume brando durante 10 minutos.
2. Entretanto rale o alho e reserve.
2. Corte as malaguetas ao meio, no sentido longitudinal, e retire as sementes. Pique-as finamente.
3. Adicione o alho e as malaguetas à mistura de vinagre e açúcar, e deixe cozinhar mais 5 minutos.
4. Transfira o molho para um frasco, previamente esterilizado, e conserve no frigorífico. Sirva este molho como acompanhamentos de carnes ou peixe grelhado, asas de frango, sushi, etc.
15 comments
Adorei, vou experimentar!!Beijinhos.http://www.opecadomoraemcasa.eu/
Gosto muito deste tipo de molho agridoce e o teu ficou prefeito!bjns
bom dia, adoro o blog, passei a seguir.este molho agridoce ficou mesmo com bom aspecto e a avaliar pelos ingredientes, deve estar optimo.beijinhos http://amigos-da-cozinha.blogspot.pt/
Não desgosto de molho agridoce, mas tuudo o que tenha picante não é bem a minha cena! Gostei do teu blog! Agradeço o comentário que fizeste há cerca de 2 meses, mas sem querer coloquei como spam e não o tinha visto :O Obrigada! BeijinhoooAutomatic Destiny
Olá Bárbara!Boa noite!
Sou grande fã de cozinha asiática e esta receita veio mesmo a calhar 😊. Só uma curiosidade… é possível fazer este molho com malaguetas secas? Como tive muitas no ano passado da minha plantinha de malaguetas, sequei-as para mais tarde utilizá-las para temperar, e dar um toque picante na comida que faço cá em casa.(Assim não teria necessidade de comprar no supermercado)
Olá Lígia!
Nunca fiz com malaguetas secas, mas creio que sim que funciona!
O que eu faria nesse caso, era colocá-las de molho no vinagre de sidra durante 1 ou 2 dias, para elas hidratarem primeiro, e depois retirava-as do vinagre e continuava a receita normalmente 🙂 espero que ajude!
Beijinhos
Tenho certeza de que ficou muito bom, \”geleias\” caseiras tem um toque especial! estarei fazendo de certo!!!
Olá!Que bom que gostaste, depois diz-me o que achaste! :)Beijinhos
Olá!Obrigada, que bom que gostaste! :)Beijinhos
Olá Raquel!Seja bem-vinda!Ficou muito, muito saboroso, temos usado e abusado!Beijinhos
Olá!Que bom que gostou, depois diga-me o que achaste! :)Beijinhos
Olá Rosana!Não sou grande fã de picante também, mas este molho é qualquer coisa! Não é aquele picante que quase nos paralisa a língua, e perdermos o gosto à comida… é um picante confortável, quentinho, viciante mesmo!Não tem problema, acontece ;)Beijinhos
Este é o meu molho preferido, sempre que vou ao sushi acabo por comer mais molho do peças do que peças com molho ahahhaNão pensei que levasse tão poucos ingredientes!
Olá!Verdade, eu passo a vida a molhar os palitos no molho e deus do céu… é tão bom! Sim, eu fiz uma versão mega simplificada, que fica igualmente deliciosa, apenas com 4 ingredientes, não vale a pena complicar :)Beijinhos