Bolo de Chocolate e Essência de Flor de Laranjeira

Quando pensamos numa tarde de Outono ou Inverno chuvosa e fria, pensamos inevitavelmente numa tarde passada a ver um bom filme, com uma manta quentinha, uma chávena de chá ou chocolate quente e uma fatia de bolo de chocolate… bem, eu penso pelo menos…
E nada melhor que este delicioso, intenso e indulgente bolo de chocolate cuja receita, uma das favoritas cá em casa, já foi feita e publicada aqui no blogue de duas formas diferentes (aqui e aqui) e chega agora com algumas alterações: a adição de claras, que tornaram o bolo ainda mais leve e húmido, e a substituição da raspa de laranja pela essência de flor de laranjeira da Vahiné que a minha avó, emigrante em França, me enviou recentemente e cuja foto publiquei até no Instagram.
Um bolo muito simples de fazer… e que não vão querer perder, a sério!
Ingredientes para o bolo:
  • 250 g de chocolate de culinária
  • 6 ovos: 2 inteiros e 4 separados
  • 2 claras
  • 125 g de manteiga sem sal
  • 175 g de açúcar
  • 2 colheres de chá de essência de flor de laranjeira
Preparação:
1. Leve o chocolate partido em pedaços e a manteiga a derreter em banho-Maria até obter um creme homogéneo.
2. Numa taça junte 75 g de açúcar, os 2 ovos inteiros e as gemas e bata tudo muito bem. Junte depois o chocolate e a essência de flor de laranjeira.
3. Numa taça bata as claras até formar espuma e adicione o açúcar, batendo sempre até obter claras em castelo.
4. Envolva as claras delicadamente na massa de chocolate e coloque uma forma previamente untada com manteiga e cacau em pó.
5. Leve o bolo a forno pré-aquecido nos 180 ºC e deixe-o cozer entre 35 a 40 minutos. Se necessário a meio da cozedura cobra-o com uma folha de papel de alumínio, para não queimar.
6. Retire o bolo do forno e deixe-o arrefecer. Depois de frio, polvilhe com açúcar em pó a gosto. Pode optar ainda por saboreá-lo morno, acompanhado por uma bola de gelado de baunilha.

Também pode gostar de

8 comments

  1. Olá Ana!Encontra em lojas de especialidade, onde encontra produtos de pastelaria, como a Casa Januário no Porto por exemplo. Senão encontrar pode substituir por outro essência, ou por raspa de laranja.Beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.