Bolo de Chocolate e Laranja Especial

Meu deus como o tempo passa… ainda ontem estava a escrever o primeiro post, meio a medo, aqui no blogue e agora ele está a fazer um aninho de vida!
Não podia estar mais contente e nada melhor do que comemorar um aniversário do que partilhar com os amigos e visitantes uma bela fatia de bolo… feito com todo o amor de carinho para aqueles, que são sem dúvida, os melhores fãs do mundo!

Aconselho-vos a ficarem atentos porque não se comemora 1 ano todos os dias e também quase 200.000 visitas… e logo vão haver muitas surpresas… e mais não digo! =P

1º aniversário do blogue Arco-íris na Cozinha!!!

Ingredientes para o bolo:

  • 250 g de chocolate de culinária
  • 6 ovos: 2 inteiros e 4 separados
  • 125 g de manteiga sem sal
  • 175 g de açúcar
  • 2 colheres de sopa de Licor Beirão
  • raspa de 1 laranja
Ingredientes para a cobertura:
  • 200 ml de natas para bater
  • 1 colher de sopa de Licor Beirão (opcional)
  • 1 colher de chá de extracto de baunilha caseiro
  • raspa de laranja q.b.
Preparação:
1. Leve o chocolate partido em pedaços e a manteiga a derreter em banho-Maria até obter um creme homogéneo.
2. Numa taça junte 75 gramas de açúcar, os 2 ovos inteiros e as gemas e bata tudo muito bem. Junte depois o chocolate, a raspa de laranja e o licor.
3. Numa taça bata até formar espuma e adicione o açúcar, batendo sempre até obter claras em castelo.
4. Envolva as claras delicadamente na massa de chocolate e coloque uma forma previamente untada com manteiga e cacau em pó.
5. Leve o bolo a forno pré-aquecido nos 180 ºC e deixe-o cozer entre 35 a 40 minutos. Se necessário a meio da cozedura cobra-o com uma folha de papel de alumínio, para não queimar.
6. Retire o bolo do forno e deixe-o arrefecer.
7. Batas as natas até ficarem macias. Junte o extracto de baunilha e o licor e continue a bater até as claras ficarem firmes.
8. Preencha a “cratera” do bolo com as natas e polvilhe com raspa de laranja.

Também pode gostar de

29 comments

  1. Muitos parabéns fico muito feliz porque neste ano passei por cá muitas vezes e vi receitas muito boas adoro o teu cantinho Parabénsssss essse bolo ficou fabuloso um beijinho muito grande e muitos mais aninhos beijocas

  2. Parabéns querida, realmente é uma data muito especial com muitos motivos de alegria.Fazer um ano de existencia com todo esse sucesso deve ser maravilhoso.Parabéns que sejam muitos anos mais.Beijos e um lindo final de semana.Estou levando minha fatia desse bolo delicioso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.