Bolinhos/Pastéis de Bacalhau

Haverá algo mais português, mais tradicional do que um prato de bolinhos de bacalhau e uma cerveja gelada num dia de calor, ao fim da tarde?! Sim, tremoços também são uma ótima sugestão! Mas os bolinhos são caseiros, feitos com amor, carinho e muita paciência… e valem cada segundo gasto na sua confecção!
 
Os bolinhos de bacalhau de compra não são a mesma coisa… por norma têm mais batata do que bacalhau, não têm aquele “equilíbrio perfeito” de que tanto gostamos! Por isso mãos na massa, vamos fazer bolinhos caseiros!

Bolinhos de Bacalhau

Ingredientes:

  • 400 g de bacalhau Pescanova
  • 500 g de batata
  • 2 ovos
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • salsa picada q.b.
  • noz moscada q.b.
  • mistura de 5 pimentas q.b.
  • sal q.b.
  • azeite q.b.

Preparação:

1. Coloque as batatas a cozer num tacho de água com sal, durante 25 a 30 minutos. Reduza as batatas a puré e reserve.
2. Entretanto coza o bacalhau a vapor. Desfie-o e reserve.
3. Num tacho leve ao lume um fio de azeite, a cebola e os dentes de alho picados e deixe refogar.
4. Adicione o bacalhau desfiado, misture bem e deixe cozinhar cerca de 5 minutos. Reserve.
5. Numa taça coloque o puré de batata, o bacalhau refogado, os ovos e a salsa picada. Tempere com pimenta e noz moscada a gosto, e misture tudo muito bem.
6. Com duas colheres de sopa, untadas com azeite, pegue em pequenas porções de massa e molde os bolinhos de bacalhau, passando-os de colher em colher.
7. Frite os bolinhos em óleo bem quente. Retire e coloque-os sobre papel absorvente para remover o excesso de óleo.

Também pode gostar de

16 comments

    1. Eu a esta receita, juntar-lhe-ia 800g de batata, sempre o dobro do bacalhau (limpo), sem peles nem espinhas, assim como, um ovo por cada 200g de batata. Há quem não goste com cebola! Ao refugado (azeite bom, cebola bem picadinha, deixar um pouco a refogar e juntar alho, noz-moscada(muito importante) e pimenta verde logo após,depois a salsa. Envolver o resultado do refogado com o puré, juntar os ovos inteiros. Com as mãos (bem limpas), juntar todos os ingredientes e amassar, até sentir uma massa bem homogénea. Untar as colheres com óleo e começar a fritar. Bom apetite.

  1. É o aperitivo que mais gosto e os caseiros são incomparáveis. A receita que faço é muito similar, só não coloco a noz moscada, mas nos próximos vou experimentar. :-*

  2. Adoro bolinhos de bacalhau tanto para um lanchinho como para almoço a acompanhar um arroz de tomate ou um arroz de olhos de couves. Faço e congelo pois é mais prático e não perdem a qualidade.
    Não uso a noz moscada só pimenta branca.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *