Pudins de Chocolate – Especial Halloween

O Halloween, ou Dia das Bruxas, é um evento tradicional e cultural que se alastrou um pouco por todo o mundo, e que tem especial importância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido. Este feriado remonta aos anos 600 a.C. e 800 d.C., ao calendário celta da Irlanda, mais precisamente, ao festival de Samhain, que marcava o fim do Verão.
 
Atualmente esta celebração conta com fantasias e costumes, repletos de bruxas, vampiros, gatos pretos, fantasmas, monstros e aranhas… num dia especial principalmente para as crianças que saem para pedir “doces ou travessuras” de porta em porta.
 
Para celebrar o Halloween vamos ter algumas receitas alusivas ao tema aqui no blogue! Hoje começamos com uns deliciosos pudins de chocolate, bem cremosos e aveludados, e bem horripilantes… uma receita super simples e divertida, perfeita para fazer com as crianças aí em casa. É usual elaborar receitas de Halloween mais divertidas todos os anos, por isso veja esta e mais receitas de Halloween AQUI.

Pudins de Chocolate

Ingredientes para 4 pessoas:

  • 2 ovos
  • 75 g de açúcar
  • 150 ml de leite meio gordo
  • 200 ml de natas
  • 100 g de chocolate de culinária
  • 1 colher de sobremesa de extracto de baunilha caseiro
  • 1 colher de café de café solúvel (usei Mokambo)
  • sal q.b.
 
Ingredientes para a decoração:
  • 4 bolachas Oreo
  • 2 bolachas compridas
  • lápis de pasteleiro branco q.b.

Preparação:

1. Numa taça coloque o ovo e o açúcar e misture bem, com a vara de arames, até obter um creme uniforme e esbranquiçado.
2. Entretanto, num tacho coloque as natas e o leite e deixe ferver. 
3. Coloque um pouco da mistura de natas e leite no creme de ovos e misture bem. Verta tudo para o tacho e adicione o café solúvel. Cozinhe a mistura em lume médio/alto durante cerca de 10 minutos, até a mistura engrossar.
4. Entretanto pique o chocolate. Verta o creme de leite, natas e ovos sobre o chocolate e deixe repousar 5 minutos.
5. Misture com uma vara de arames, até obter um creme de chocolate homogéneo. Adicione uma pitada de sal e o extracto de baunilha, e misture bem.
6. Distribua o creme por quatro taças individuais e cubra com película aderente, em contacto com a superfície do creme. Coloque as taças no frigorífico durante no mínimo 3 horas.
7. Na hora de servir triture as bolachas Oreo e distribua pelas taças. Parta as bolachas compridas ao meio, e com o lápis de pasteleiro escreva em cada metade “RIP” e coloce-as nas taças individuais.

Também pode gostar de

7 comments

  1. Olá Clara!Obrigada, que bom que gostaste!Parece-me uma ótima ideia também! Praticamente tudo pode ser adaptado para doce de Halloween, e isso é muito divertido :)Beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.