Tarte de Batata-Doce e Amêndoa

Mais um ano terminou… é altura de virar a página de 2013 e fazer uma retrospectiva aos últimos 12 meses… traçar metas e objetivos, sonhar mais alto, sermos mais e melhor a cada dia que passa, de nos superarmos e fazermos com que 2014 seja o ano de todas as conquistas! E a todos vocês desejo um excelente 2014… que este ano traga aquilo que desejam.
 
E, como manda já a tradição, o primeiro dia de cada mês é para nos reunirmos todos de volta dos tachos e panelas e cozinharmos, cozinharmos, cozinharmos… ou seja, é Dia Um… Na Cozinha. E a temática deste mês, como não podia deixar de ser, eram as iguarias de Natal e, por isso, resolvi trazer uma pequena adaptação de um doce natalício que provei este ano pela primeira vez e que adorei… as famosas azevias de batata-doce.
 
As azevias que eu fiz tinham este mesmo recheio da tarte que hoje vos trago, mas fiz uma pequena batota na massa… usei aquelas bases de massa já prontas que se encontram na seção dos congelados! E assim obtém azevias no forno maravilhosas, com muito pouco trabalho da vossa parte, e com todo o sabor. Além disso adicionei ao recheio amêndoas… e a combinação não podia ser melhor, o sabor é maravilhoso.
 
Esta versão, a tarte de batata-doce e amêndoa, é ainda mais preguiçosa do que as azevias porque nem é preciso rechear um a um os pastéis… basta uma base de massa quebrada e puff!

Tarte de Batata-Doce e Amêndoa

Ingredientes:

  • 1 base de massa quebrada fresca
  • 400 g de batata-doce descascada em cubos
  • 300 g de açúcar
  • 125 ml de água
  • 100 g de amêndoa ralada
  • 1 colher de café de canela em pó
  • raspa de 1/2 limão
  • 2 ovos
  • 1 gema
  • sal Necton q.b.
  • açúcar em pó q.b.


Preparação:
1. Num tacho leve ao lume a água e o açúcar, mexendo ocasionalmente, e deixe ferver cerca de 3 minutos.
2. Retire a calda de açúcar do lume, adicione a amêndoa ralada e a raspa de limão e reserve até arrefecer.
3. Entretanto coza a batata-doce em água a ferver temperada com uma pitada de sal.
4. Quando estiver cozida, escorra a batata-doce e reduza-a a puré utilizando o pisa-batatas da Tupperware.
5. Adicione o puré de batata-doce à calda de açúcar e misture bem.
6. Junte os ovos e a gema ligeiramente batidos e a canela em pó.
7. Coloque a massa quebrada numa tarteira de fundo amovível e pique a massa com um garfo.
8. Adicione o recheio de batata-doce e amêndoa e leve ao forno pré-aquecido nos 180 ºC até que a massa fique dourada e o recheio cozinhado. Deixe arrefecer e polvilhe com açúcar em pó a gosto.

Também pode gostar de

21 comments

  1. Olá Márcia!Muito obrigada querida, fico muito feliz que tenha gostado!E obrigada por me avisar da verificação. Eu tinha-a removido logo no início quando criei o blogue, não sei como raio voltou a aparecer.Beijinhos e feliz 2014!

  2. Olá Bárbara!Ficou muito linda esta tarte e quase consigo adivinhar o sabor delicioso dela. Adoro batata doce e ainda bem que lhe juntaste a amêndoa, pois só a enriqueceste ainda mais. Uma receita excelente para uma mesa de Natal e uma presença deslumbrante neste desfile do dia 1. ;)Beijinho e votos de um Feliz Ano Novo!

  3. Olha que linda que ficou, deve saber mesmo bem, tendo em conta que adoro batata doce! Feliz 2014 amiga!bjsAnahttp://receitasfaceisrapidasesaborosas.blogs.sapo.pt/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.