Tarte de Pescada e Espinafres

Já experimentaram contabilizar a quantidade de água que bebem diariamente?!
 
O nosso corpo é constituído por 70% de água. As nossas células são essencialmente constituídas por água, que permite controlar a nossa temperatura, regulando o excesso de calor através da transpiração, expele substâncias indesejadas do organismo, transporta vitaminas, proteínas e sais minerais essenciais, etc. Especialistas defendem que devemos consumir cerca de 1,5 a 2 litros de água por dia.
 
Eu achava que bebia muita água diariamente, que seguramente atingia esse patamar. Então decidi instalar uma aplicação do Smartphone, Water Your Body, e controlar o seu consumo. Fiquei pasmada com os resultados! Em vários dias nem metade dessa quantidade eu bebia! A água é fundamental para a manutenção e bem-estar do organismo, por isso comecei a andar com a minha ecogarrafa para todo o lado, tentando atingir diariamente o consumo “ideal” de acordo com a minha idade, peso e atividade física, e devo dizer que é um autêntico desafio!
 
A água é importante também para quem, como eu, faz exercício físico com o objetivo de eliminar a celulite e tonificar o corpo. É absolutamente essencial no processo, além de ser ótimo para o organismo!
 
Água é também a bebida perfeita para acompanhar refeições, no entanto deve beber-se com moderação, porque em excesso dificulta a digestão. Para acompanhar esta tarte salgada seria mesmo a opção ideal… esta tarte é super simples de fazer (como todas as tartes do género!), fora do normal mas igualmente deliciosa…

Tarte de Pescada e Espinafres

Ingredientes:

  • 1 base de massa quebrada de compra
  • 250 g de tranches de pescada do cabo Pescanova
  • 6 chávenas de folhas de espinafres frescas
  • 200 ml de leite meio gordo
  • 150 ml de natas
  • 4 ovos
  • 160 g de queijo ralado
  • 2 dentes de alho picados
  • mistura de 5 pimentas q.b.
  • azeite q.b.
  • sal q.b.

Preparação:

1. Desenrole a massa quebrada e coloque-a numa tarteira, picando o fundo com um garfo.
2. Num wok com um fio de azeite e o alho picado, salteie as folhas de espinafres durante alguns minutos. Tempere com sal e pimenta e reserve.
3. Num tacho leve ao lume o leite e a pescada e deixe cozinhar durante 5 minutos. Depois de cozida, coe o leite e reserve-o, e desfie a pescada.
4. Numa taça coloque as natas, o leite reservado e os ovos. Bata muito bem e tempere com sal e pimenta a gosto. Adicione metade do queijo ralado e misture bem.
5. Quando os legumes estiverem frios, disponha a pescada e os espinafres sobre a massa. Verta o preparado na tarteira e polvilhe com o restante queijo ralado.
6. Leve a tarte a forno pré-aquecido nos 190 ºC até que a tarte fique dourada.

 

Também pode gostar de

9 comments

  1. mas que aspecto 🙂 adoro este género de tartes!anotei a receita e espero fazer em breve (acho que lhe faltou os espinafres e sua quantidade na lista dos ingredientes)cá em casa já substituímos sumos por água às refeições 🙂 beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.