Arroz de Pato

Arroz de pato… um prato bem português com pato e enchidos, vai ao forno até tostar e fica divinal… mas eu, pessoalmente gosto dele mais malandrinho, gosto dele ainda húmido e polvilhado com queijo ralado. Modernices! Mas são modernices bem saborosas e é a forma como mais gosto do meu arroz de pato. Quem não experimentou nem sabe o que está a perder… delicioso!

Arroz de Pato

Ingredientes:

  • 1/2 pato (aproximadamente 1 kg)
  • 250 g de arroz vaporizado
  • 100 g de chouriço de colorau
  • 100 g de bacon fumado
  • 3 cravinhos
  • 2 folhas de louro
  • 1 cebola pequena
  • 2 dentes de alho
  • pimenta q.b.
  • sal q.b.
Preparação:
1. Num tacho coloque o pato cortado em pedaços e os miúdos, o bacon, o chouriço, os cravinhos e as folhas de louro e tempere com sal. Leve ao lume e deixe ferver durante 30 minutos.
2. Retire o pato e os enchidos da água. Coe o caldo de cozedura e reserve-o.
3. Desfie o pato, corte os miúdos em pedaços e o bacon e o chouriço em cubos, reservando 6 rodelas de chouriço para decorar.
4. Entretanto num tacho coloque a cebola e os dentes de alho picados e um fio de azeite. Deixe refogar, e adicione o bacon e o chouriço em cubos. Deixe apurar cerca de 5 minutos.
5. Adicione o pato desfiado e o arroz e envolva bem, deixando cozinhar 3 a 5 minutos.
6. Junte o caldo da cozedura, tempere com sal e pimenta a gosto, e deixe cozinhar até o arroz estar cozido. Se necessário adicione água a ferver.
7. Coloque o arroz de prato numa travessa de forno, polvilhe-o com o queijo ralado e decore com as rodelas de chouriço. Leve o arroz ao forno até que o queijo fique gratinado e sirva de imediato.

Também pode gostar de

19 comments

  1. Aqui está algo que eu gosto mais ao menos, ou seja, do bicho eu não gosto mas se substituir por frango, vai garfada após garfada, sem reclamar 🙂 Com queijo nunca experimentei mas como o queijo torna tudo melhor, levo a ideia comigo, já que esse prato está bem apetitoso 🙂Gulosoqb

  2. Olaaaa 🙂 estou para experimentar uma receita de arroz de pato há anos 🙁 tenho sempre qualquer coisa que me impede nao sei porquê…mas creio que o vou preferir torradinho…mas o queijo não prescindo ihihih adorei o aspecto!!coisas deliciosas como sempre . beijinhos

  3. Olá!Ui, tens mesmo que experimentar!Depois não vais querer outra coisa vais ver 🙂 o queijo é essencial para os amantes… dá-lhe um toque fantástico, eu não dispenso também! 😉 obrigada, és uma querida!

  4. Olá!Este arroz com frango fica muito bom também… como imensas vezes assim no trabalho e adoro! Mas o pato é o meu favorito confesso 🙂 mas o queijo esse não dispenso nunca! :)Beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *