Bolo de Cenoura e Chocolate – Especial Halloween

O Halloween, ou Dia das Bruxas, é um evento tradicional e cultural que se alastrou um pouco por todo o mundo, e que tem especial importância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido. Este feriado remonta aos anos 600 a.C. e 800 d.C., ao calendário celta da Irlanda, mais precisamente, ao festival de Samhain, que marcava o fim do Verão.
 
Atualmente esta celebração conta com fantasias e costumes, repletos de bruxas, vampiros, gatos pretos, fantasmas, monstros e aranhas… num dia especial principalmente para as crianças que saem para pedir “doces ou travessuras” de porta em porta.
 
Para celebrar este dia especial, a 31 de outubro, o Arco-íris na Cozinha juntou-se ao blogue Crónicas de uma Leitora para um mês dedicado ao Halloween. Podem acompanhar todos os eventos no blogue destas meninas, aqui. Da minha parte terão 4 receitas especiais para o Halloween… receitas fáceis de confeccionar (podem inclusive colocar os pequeninos a ajudar-vos), deliciosas e bastante divertidas… como é o caso desta aranha que, em vez de assustadora, está simplesmente cómica!

Ingredientes:

  • 300 g de cenoura raspada
  • 275 g de farinha de trigo fina
  • 300 g de açúcar
  • 3 ovos
  • 110 g de óleo vegetal
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • sal q.b.

Ingredientes para a decoração:

  • 1 saqueta de cobertura com sabor a chocolate
  • 1 lápis de pasteleiro branco
  • pasta de açúcar preta q.b.
  • pasta de açúcar branca q.b.
Preparação:
1. Comece por moldar uma aranha utilizando as pastas de açúcar branca e preta. Deixe secar num local seco livre de correntes de ar durante pelo menos 2 a 3 horas.
2. Numa taça coloque os ovos, a cenoura raspada, o óleo e uma pitada de sal e, com a ajuda da varinha mágica ou num liquidificador, reduza tudo a puré.
3. Junte o açúcar e a farinha e misture tudo muito bem. Adicione as sementes de papoila e o fermento em pó e envolva delicadamente.
4. Despeje a massa numa forma previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve a forno pré-aquecido nos 180 °C durante cerca de 30 minutos.
5. Entretanto prepare a cobertura, colocando a saqueta fechada em água a ferver durante cerca de 5 minutos, ou até que a cobertura fique líquida.
6. Retire o bolo do forno, deixe arrefecer cerca de 5 minutos e verta a cobertura de chocolate sobre o bolo.
7. Utilizando o lápis de pasteleiro desenha sobre a cobertura uma espiral. Depois com um palito faça traços alternados, até obter uma teia de aranha.
8. Quando o bolo tiver arrefecido completamente decore-o com a aranha moldada em pasta de açúcar.

Também pode gostar de

6 comments

  1. Quando vi este bolo fiquei maravilhada com a simplecidade dele.Ficou muito lindo com esse manto que cobre….e com a elegante aranha… 🙂 não me importava nada de ser eu essa aranha!Apesar de ter arrepios por elas :)Hoje que tive um bocadinho de tempo consegui vir a este teu delicioso e encantado cantinho!Muitos parabéns pelas maravilhas que aqui tens.Beijinhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.