Bolo de Aniversário de Amêndoa e Creme de Pasteleiro

Nem acredito que hoje o blogue completa três anos… quem diria? Comecei esta “aventura” como forma de escape ao dia-a-dia, sem qualquer previsão de futuro, e agora, ao fim de três anos, o blogue é tão simplesmente uma parte de mim, sem a qual já não consigo viver!
 
Três anos passados e os projetos, os sonhos e os desejos, a lista de receitas que quero confeccionar, as revistas e livros que quero folhear e marcar aumentam a cada dia que passa… e, apesar de andar um pouco ausente ultimamente, a causa é nobre e, brevemente, poderão ficar a par das novidades que por aí vêm… muitos projetos, muitos sonhos!
 
Acho que é em alturas como estas que refletimos sobre o que é no fundo ser blogger… muitas bloggers, tal como eu, não o são a tempo inteiro. Têm trabalho, faculdade, família, amigos para além do mundo virtual onde partilham os seus conteúdos, sejam eles de que tipo forem. São homens e mulheres que diariamente procuram superar-se, que tentam conseguir conciliar toda uma vida lá fora com esta enorme paixão, que partilham a sua vida, as suas conquistas e derrotas, os seus sonhos e objetivos com vocês, as pessoas fantásticas que estão desse lado e que são, no fundo, as principais responsáveis pelo crescimento dos nossos cantinhos, pela motivação que temos diariamente de fazer mais e melhor… para vocês!
 
Ter um blogue é incrível, apesar de dar imenso trabalho (nem sempre as pessoas têm consciência disso, mas realmente é um part-time!), e permite-nos conhecer pessoas maravilhosas, que partilham da mesma paixão que nós, e que ficam no nosso coração para a vida! Por isso, este terceiro aniversário é dedicado especialmente a elas, à minha família e amigos, aos meus parceiros, que estão sempre aqui para me dar força, para dar sugestões, para me apoiar nos melhores e piores momentos.
 
Um especial obrigada para todos aqueles que perdem um tempinho do seu dia-a-dia para me enviar um e-mail, uma mensagem, para colocar um comentário ou um like… no fundo por todo o carinho que me deram durante este percurso, e do tal NUNCA me irei esquecer. OBRIGADA!

Bolo de Aniversário de Amêndoa e Creme de Pasteleiro

Ingredientes:

Preparação:

1. Separe as gemas das claras, em duas taças distintas.
2. Bata as gemas com o açúcar até obter um creme fofo.
3. Adicione as amêndoas em pó e a essência de baunilha e misture tudo muito bem.
4. Junte uma pitada de sal às claras e bata-as em castelo.
5. Adicione 1/3 das claras à pasta de amêndoa e misture bem, até obter uma massa mais leve.
6. Envolva delicadamente as restantes claras em castelo na massa, e coloque-a numa forma devidamente untada com manteiga e polvilhada com farinha.
7. Coza o bolo em forno pré-aquecido nos 170 °C durante cerca de 30 minutos. Deixe a porta do forno entreaberta e deixe o bolo arrefecer completamente e desenforme-o.
8. Corte o bolo em duas partes iguais e coloque uma delas no prato servir, distribuindo uniformemente sobre ela cerca de 200 g de creme de pasteleiro.
9. Sobreponha a outra metade de bolo, e espalhe uma camada fina e uniforme de creme de pasteleiro por todo o bolo. Leve ao frigorífico durante 15 minutos.
10. Entretanto coloque as amêndoas laminadas no forno, previamente aquecido nos 180 °C, durante alguns minutos até que fiquem douradas. Deixe arrefecer e reserve.
11. Coloque o restante creme de pasteleiro num saco adequado, com um bico 1M da Wilton, e decore o bolo a gosto. Adicione depois as amêndoas laminadas nas laterais do bolo e no topo.
12. Leve o bolo ao frigorífico e retiro-o apenas 10 a 15 minutos antes de servir, polvilhando as amêndoas com açúcar em pó a gosto.

Também pode gostar de

12 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.