Crumble de Pera e Chocolate

O Outono chegou e com ele as sobremesas mais reconfortantes, quentes e deliciosas… como os crumbles de frutas da época, que não podia deixar de ser a temática para o mês de Novembro da iniciativa Dia Um… Na Cozinha, na qual participo, este mês, pela primeira vez.
Já há muito tempo que tencionava experimentar um crumble… mas tinha receio: que corresse mal, que ninguém cá em casa gostasse, etc. Por isso esta iniciativa foi a altura ideal para experimentar e devo dizer que gostei imenso! A fruta fica cozida e bem macia… e a cobertura crocante com as petitas de chocolate… hummmm! Fiquei bastante surpreendida pela positiva. Espero repetir a dose brevemente mas com frutos vermelhos ou pêssegos talvez.

Ingredientes:

  • 3 peras Rocha maduras
  • 1 colher de café de vinho do Porto
  • 1 colher de café de sumo de limão
  • 1/8 chávena de flocos de aveia
  • 1/8 chávena de farinha sem fermento
  • 1/8 chávena de açúcar mascavado
  • 1/8 chávena de manteiga
  • pepitas de chocolate Vahiné q.b.
  • canela em pó q.b.

Preparação:

1. Descasque as peras, remova os caroços e corte-as em cubos. Junte-lhes o sumo de limão, vinho do Porto, canela a gosto e envolva tudo muito bem. Distribua o preparado pelos ramequins e reserve.
2. Junte a farinha, os flocos de aveia e o açúcar mascavado e misture. Adicione a manteiga fria aos cubos e, com a ajuda das mãos, vá misturando tudo até obter uma espécie de areia.
3. Distribua a cobertura pelos ramequins, adicione algumas pepitas de chocolate a cada um deles e leve ao forno pré-aquecido nos 180 ºC durante 30 minutos, até que a cobertura esteja dourada e crocante e a fruta cozinhada e macia.
4. Sirva quente com uma bola de gelado de baunilha, ou à temperatura ambiente.

Também pode gostar de

20 comments

  1. Que belo crumble… Nunca me lembrei de colocar chocolate.Beijinhos, Bárbara Britohttp://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2013/11/dia-um-na-cozinha-crumble-light-de-maca.html

  2. Que giro, tivemos a mesma ideia: pera e chocolate. O vinho do Porto foi uma boa aposta. Também tinha pensado em vinho tinto, para fazer qualquer coisa do género pera bêbada, mas tive receio em arriscar. Ah… e os nossos ramequins também são ambos amarelos!Bom fim-de-semana!

  3. Olá Bárbara, :)Fabuloso crumble este para a estreia no desafio ! :)O toque do chocolate é algo de facto excelente, numa sobremesa toda ela deliciosa e aromática !Obrigada pela participação, conto contigo na próxima edição ! ;)Um beijinho*IsabelBrisa MaritimaBlog do Chocolate

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.