Curgete Grelhada

Fruto da família das abóboras a curgete é um alimento típico dos povos da bacia do Mediterrâneo. Muito apreciada na cozinha francesa e italiana, em África e na Ásia é conhecida como símbolo da abundância e da fecundidade.

Disponível numa variedade de cores que vão desde do verde escuro ao cinza, do amarelo ao quase preto, podem ser consumidas em crú ou cozinhadas e são óptimas para rechear.

De sabor suave e neutro, a curgete adquire facilmente o sabor dos outros ingredientes que a acompanham; por exemplo alho, cebola, tomate ou ervas aromáticas. Acompanha com a maioria dos queijos e dá um toque aveludado a qualquer sopa.

Constituída por cerca de 95% de água, é pouco calórica e possui uma casca tenra e comestível que podes utilizar para colorir as tuas receitas.

Enfim… eu adoro curgete! É um legume bastante apreciado cá em casa e, na minha opinião, bastante versátil e saboroso! Aqui deixo então uma receita simples, saudável e muito apetitosa com esta leguminosa, espero que gostem!

Ingredientes para 2 pessoas:

  • 3 curgetes
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de sobremesa cheia de orégãos
  • 3 dentes de alho esmagados
  • sal q.b.

Preparação:

1. Leve ao lume o azeite até ferver. Quando começar a ferver retire e junte os alhos esmagados e os orégãos, tempere com sal a gosto. Reserve.
2. Corte a curgete em tiras verticais finas e coloque o grelhador a aquecer.
3. Pincele a infusão de orégãos e azeite nas tiras de curgete e leve-as a grelhar, cerca de 3 a 5 minutos de cada lado. Sirva de imediato.

Também pode gostar de

16 comments

  1. Olá Miss B!Antes de mais, obrigada pela visita lá no meu cantinho. Já estive por aqui a passear e gostei muito! Quanto a courgettes grelhadas, adoro! É daquelas coisas que acho impossível não gostar, ficam tão doces! Beijinhos grandes de outra habitante da Invicta!

  2. Olá Helena! :)Sugiro então courguette grelhada ou uns hamburgueres de legumes que também são deliciosos… tortilhas de legumes, crepes de legumes, umas lasanhas também de legumes claro! Soja à bolonhesa é divinal também ou empadão de soja e legumes. Rissóis de legumes, legumes salteados, ratatouille, risottos, etc.As possibilidades são imensas querida 🙂

  3. Faço muitas vezes courgette grelhada, mas nunca me lembrei de aromatizar primeiro o azeite; vou ter de experimentar. Também faço muitas vezes espaguete de courgette, já experimentaste?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.