Nikita de Ananás

A nikita é uma bebida tradicional da ilha da Madeira feita com gelo picado, gelado, rodelas de ananás e uma bebida alcoólica (por norma vinho branco ou cerveja) e, na sua versão sem álcool, contém Brisa de maracujá. Esta bebida é refrescante, cremosa, doce q.b. e por norma traz consigo uma taça de amendoins (ou outro petisco) para acompanhar.

Quando estive na Madeira bebi muitas nikitas! Além da nikita de ananás, encontram muitas outras variantes tais como nikita de morango ou maracujá. Todavia, gostei tanto da original, que não provei nenhuma das outras. Como eu raramente bebo álcool (não sou particularmente fã), o sabor do vinho branco ou tinto, da cerveja e afins não me atraí muito, por isso, esta receita é feita com Brisa de maracujá (um refrigerante produzido na Madeira, que encontrei à venda no Continente) e fica absolutamente deliciosa! Para mim é uma bebida que grita sol, calor e dias preguiçosos!

Nikita de Ananás

Ingredientes para 1 pessoa:

  • 1 rodela de ananás (75 g)
  • 50 g de gelo picado
  • 1 bola de gelado de baunilha (75 g)
  • 150 a 200 ml de Brisa de maracujá

Preparação:

  1. Num liquidificador coloque o ananás aos pedaços, o gelo, o gelado e a Brisa de maracujá. Triture tudo até obter uma mistura cremosa e homogénea.
  2. Sirva a nikita de imediato com um pedaço de ananás a decorar.

Também pode gostar de

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.