Bolachas Linzer com Nutella

No mês passado assisti a uma aula on-line de bolachas Linzer da Rita Nascimento, e não resisti a experimentar… até porque tinha exactamente 100 gramas de farinha de avelãs na despensa! Logo, tinha tudo para ser feliz!

Quando penso em bolachas caseiras, penso logo na música Let’s Make Cookies… serei a única?! Enquanto fiz estas deliciosas bolacinhas, podem acreditar que estive sempre a cantarolar esta música!

Estas bolachas são deliciosas e perfeitas para rechear com creme de chocolate e avelãs (aka Nutella) ou compota de framboesa. Ambos recheio clássicos das bolachas Linzer. Mas, podem também inovar e colocar outros recheios da vossa preferência!

Bolachas Linzer com Nutella
(adaptação de La Dolce Rita)

Ingredientes:

  • 125 g de manteiga à temperatura ambiente
  • 100 g de açúcar em pó
  • 200 g de farinha
  • 100 g de farinha de avelãs
  • 1 ovo
  • 1 colher de café de pasta de baunilha
  • 1/2 colher de café de fermento em pó
  • Nutella q.b.

Preparação:

  1. Numa taça bata a manteiga com o açúcar até obter um creme liso e homogéneo.
  2. Adicione o ovo e a pasta de baunilha e misture bem.
  3. Junte os ingredientes secos (açúcar, farinha, farinha de avelãs e fermento), previamente peneirados, e envolva até obter uma massa homogénea.
  4. Sem amassar demasiado forme uma bola de massa com a mão, e envolva-a em película aderente. Leve ao frigorífico durante 1 a 2 horas.
  5. Estique a massa entre duas folhas de papel vegetal com 0,4 a 0,5 cm de espessura. Corte com cortadores a gosto e, em metade da bolachas, retire o centro para dar forma às bolachas Linzer, e rechear posteriormente.
  6. Coloque as bolachas num tabuleiro de forno, previamente forrado com papel vegetal, e leve-as ao frigorífico durante 10 a 15 minutos.
  7. Depois leve o tabuleiro ao forno, pré-aquecido a 180 ºC, durante 10 a 12 minutos, até ficarem ligeiramente douradas nas bordas. Deixe arrefecer completamente sobre uma grelha.
  8. Depois de frias recheie as bolachas Linzer com Nutella a gosto, ou compota de framboesa.

Também pode gostar de

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.