Quando a vida te dá tomates firmes, sem grande sabor… faz uma Tarte de Tomate e Requeijão, e garanto que não te vais arrepender… os tomates ganham um novo sabor, com uma combinação de sabores deliciosa, que nunca falha!
É muito importante nesta receita utilizar uma boa mandolina, de modo a conseguirem cortar o tomate em fatias bem finas. Eu uso sempre a mandolina da Borner com a lâmina de corte mais fino, e ficam sempre perfeitinhas! Outra coisa importante, é colocar as rodelas de tomate sobre papel absorvente, para retirarmos o máximo de água possível, caso contrário a tarte não ficará crocante.
Tarte de Tomate e Requeijão
Ingredientes:
- 1 base de massa folhada
- 150 g de requeijão de alho e ervas
- 4 a 5 tomates firmes
- 2 colheres de sopa de mostarda
- ervas Provence q.b.
- mistura de 5 pimentas q.b.
- sal q.b.
Preparação:
1. Coloque a massa quebrada na tarteira, e pique o fundo com um garfo. Distribua a mostarda uniformemente e reserve no frigorífico.
2. Corte os tomates em rodelas finas, com uma mandolina, e coloque-as sobre papel absorvente para retirar o excesso de água.
3. Distribua o requeijão sobre a massa quebrada (previamente escorrido) e o tomate às rodelas. Tempere com sal, pimenta e ervas de Provence a gosto.
4. Leve a tarte ao forno, pré-aquecido nos 190 ºC, durante 20 a 25 minutos, até que a massa fique dourada e crocante. Sirva de imediato.