Castanhas de Ovos

Castanhas de ovos… um doce tradicional português que, aparentemente, nem toda a gente conhece… e nem sabem a delícia que andam a perder! Os ingredientes são três e muito simples: água, açúcar e gemas de ovos, mas o doce esse é divinal…

O aspecto é mio tosco, afinal são feitas em forno a lenha, mas o sabor está lá todo… estas pequenas maravilhas comem-se num ápice! Para mim é uma das receitas perfeitas para épocas festivas como o Natal e a Páscoa, mas podem saboreá-las durante todo o ano claro!

Castanhas de Ovos

Ingredientes:

  • 250 g de açúcar
  • 22 gemas de ovo

Preparação:

1. Molhe o açúcar e leve-o ao lume até obter o ponto de pérola (ver aqui).
2. Junte 20 gemas, mexendo bem, e leve ao lume mexendo sempre e deixe cozer os ovos até que a massa de despegue do fundo do tacho. Retire e deixe arrefecer completamente.
3. Faça bolas e passe-as por farinha, dando-se a forma de uma castanha.
4. Coloque-as espaçadas entre si, num tabuleiro de ir ao forno e, com o auxílio de um garfo, pressione levemente, deixando umas ondinhas na superfície.
5. Pincele com geme de ovo e leve-as ao forno a 220ºC durante 5-10 minutos, sem deixar queimar.
6. Coloque as castanhas de ovos dentro de forminhas de papel e sirva.

Também pode gostar de

22 comments

  1. Olá Vânia!Eu coloco apenas água suficiente para cobrir o açúcar, para o humedecer digamos assim 🙂 mas se colocar a mais não tem problema querida. Vai é demorar mais um pouco a engrossar, mas ficará igualmente bom!Beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.