Bolo Tigre com Claras

É comum cá em casa as claras acumularem-se no congelador a uma velocidade relativamente elevada… por isso, procuramos constantemente formas de as gastar (que hoje em dia não dá para gastar, ainda por cima claras que são muito nutritivas) e de preferência várias de uma vez… é o caso deste bolo, cuja receita encontrei enquanto vagueava por aqui e ali e que me encheu as medidas!
 
O bolo… bem esse fica leve e húmido! Além de ficar com um belo padrão zebra ou tigre que, na minha opinião, se adequa perfeitamente a qualquer ocasião: seja um lanche ou um jantar com amigos e família.

Bolo Tigre com Claras

Ingredientes:

  • 375 g de claras (cerca de 10 claras)
  • 175 g de açúcar
  • 200 g de farinha de trigo fina
  • 1 colher de chá de extracto de baunilha caseiro
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1 colher de chá de sumo de limão
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 120 ml de óleo vegetal

Preparação:

1. Numa taça bata as claras juntamente com o sumo de limão. Quando começar a formar espuma adicione, colher a colher e batendo sempre, o açúcar até formar picos.
2. Adicione aos poucos a farinha peneirada e o fermento, envolvendo delicadamente com a espátula, até obter uma massa homogénea.
3. Junte o óleo vegetal e a essência de baunilha e misture até ficar bem incorporado.
4. Separe a massa em duas partes e numa delas adicione o cacau em pó e misture bem.
5. Unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha. Seguidamente, com a ajuda de duas colheres de concha, coloque uma colher de massa de baunilha na forma, seguidamente de uma colher de massa de chocolate no centro da primeira.
6. Repita o procedimento até esgotar ambas as massas e leve o bolo ao forno pré-aquecido nos 180 ºC durante cerca de 35 a 40 minutos.
 

Também pode gostar de

28 comments

  1. Uma dúvida… Eu ja fiz este bolo na forma redonda e deu certo, mas na forma de furo central ainda não fiz… Nesta forma para dar o msm visual tem que por as colheradas ao redor da forma? Obgda!

  2. Olá!Se fizer numa forma redonda vá colocando as colheradas de massa no meio da forma e sempre umas em cima das outras, irá obter um lindo efeito também 🙂 espero ter ajudado querida!Beijinhos

  3. Olá Noêmia!Eu uso sempre farinha sem fermento querida, por norma, e depois adiciono uma colher de chá de fermento normalmente, em bolos de tamanho normal, como é o caso 🙂 mas se usar farinha com fermento não precisa querida. Eu gosto mais de colocar o meu fermento, acho que resulta melhor, mas é uma questão de gosto.Espero ter ajudado!Beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.