Bolo Delícia de Chocolate e Frutos Vermelhos

Parabéns a você, nesta data querida! Muitas felicidades, muitos anos de vida… é o que desejo a este meu cantinho que completa hoje 2 anos de existência, e que me têm trazidos imensas experiências, descobertas e alegrias, mas também muito trabalho e dedicação.
E como aniversário que se preza tem um bolo especial, trago-vos hoje este bolo maravilhoso para celebrar este dia tão especial com todos… sirvam-se e deliciem-se!

Ingredientes:

Ingredientes para o molho:

  • 150 ml de leite meio gordo
  • 1 colher de sopa de cacau em pó
  • 1 colher de chá de açúcar

Ingredientes para a cobertura:

  • 250 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
  • 250 g de chocolate de culinária
  • 25 g de cacau em pó
  • 100 g de açúcar em pó
  • 3 colheres de sopa de crème fraîche
  • 1 colher de chá de extracto de baunilha caseiro
Preparação da cobertura:
1. Bata a manteiga durante cerca de 5 minutos em velocidade média, até obter um creme esbranquiçado e brilhante, de forma a não ter um sabor intenso a manteiga.
2. Junte aos poucos o açúcar e o cacau em pó, batendo sempre. Adicione o chocolate derretido, a essência de baunilha e o crème fraîche e bata até obter um creme homogéneo.
3. Leve o creme de chocolate ao frigorífico cerca de 30 minutos, para ficar mais consistente.

Preparação:

1. Coloque todos os ingredientes num recipiente, à excepção da farinha e do fermento, e misture tudo muito bem com a batedeira.
2. Com uma espátula misture a farinha e o fermento delicadamente ao preparado.
3. Unte uma forma com manteiga e polvilhe com chocolate em pó. Verta o preparado na forma e leva-a a forno pré-aquecido nos 180 ºC cerca de 30 a 40 minutos (faça o teste do palito).
4. Retire o bolo do forno e deixe repousar 10 minutos e desenforme.
5. Entretanto prepare o molho aquecendo o leite com o cacau em pó e o açúcar até ficar bem quente.
6. Com o bolo já desenformado, e ainda quente, corte-o em duas metades e regue cada uma deles com metade do molho quente. Deixe arrefecer.
7. Recheie uma metade de bolo com o curd de frutos vermelhos e sobreponha a outra metade. Coloque no frigorífico durante cerca de 1 hora.
8. Barre o bolo com a cobertura de chocolate, cobrindo-o com a ajuda de uma espátula. Decore, utilizando o restante creme, com um saco de pasteleiro e um bico 1M da Wilton, fazendo pequenas rosas. Reserve no frigorífico e retire-o 30 minutos antes de servir.

Também pode gostar de

25 comments

  1. Olá, achei muito interessante a ideia do passatempo, é bastante original. Quero imenso participar no entanto tenho uma dúvida, é possível criar uma receita através da junção de outras que se encontram no blogue?

  2. Uau! Bárbara, o bolo está com um aspecto divinal. E esse curd de frutos vermelhos assenta-lhe tão bem. Adorei esta tua sugestão para comemorar esta data especial. E Parabéns por este cantinho delicioso e pelos 2 anos.Beijinho. ;)P.S. Vou tentar participar no passatempo. 😉

  3. Olá Carlos!Sim, é uma boa ideia até! Tem que se inspirar aqui nas receitas do blogue e deixar a sua imaginação voar livremente! Fico à espera da sua participação :PBeijinhos

  4. Olá querida!Muito obrigada 🙂 ainda bem que gostaste do bolinho!É verdade, fica bonito e é bem simples de fazer. Tenho que fazer um vídeo para vos mostrar!Beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.