Rabanadas no Forno com Calda

Adoro rabanadas! É um dos meus doces de Natal favoritos, principalmente se estiverem quentinhas ainda! E nunca, mas nunca fiz (nem comi) rabanadas no forno, e este fim-de-semana decidi arriscar. E ficaram deliciosas! Acho que, depois desta receita de rabanadas no forno, dificilmente volto a fazer as tradicionais!

A receita é muito fácil e rápida, além de que ficam super saborosas (menos enjoativas do que as rabanadas “tradicionais”), todavia recomendo precaução com o papel vegetal. Caso o utilizem, untem bem com manteiga, caso contrário as rabanadas vão colar… e depois é um trinta e um para descolar!

Ahhh! E, se gostarem, podem adicionar vinho do Porto à calda de açúcar, depois de pronta, para um toque ainda mais especial.

Se, tal como eu, adoras rabanadas recomendo que espreites também a receita de Rabanadas Tradicionais e Rabanadas com Doce de Ovos… ambas de lamber os dedos! E a pensar nesta época festiva reuni 85 receitas de Natal que te podem ajudar a elaborar o teu menu de Natal!

Rabanadas no Forno com Calda

Ingredientes:

  • 8 fatias de pão de rabanada
  • 300 a 400 ml de leite meio gordo
  • 2 ovos
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • canela em pó q.b.

Ingredientes para a calda de açúcar:

  • 150 ml de água
  • 100 g de açúcar
  • 1 pau de canela
  • 1 colher de chá de raspa de limão

Preparação:

  1. Aqueça o leite com açúcar e coloque-o num prato fundo.
  2. Noutro prato fundo bata os ovos.
  3. Mergulhe as fatias de pão no leite durante cerca de meio minuto de cada lado. Retire o excesso, e passe as fatias por ovo batido.
  4. Coloque-as num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal untado com manteiga (ou com papel de alumínio, tapete de silicone, etc.).
  5. Leve as rabanadas ao forno, pré-aquecido nos 180 ºC durante 15 a 20 minutos. Vire-as a meio da cozedura.
  6. Entretanto prepare a calda de açúcar, levando ao lume a água, o açúcar e o pau de canela. Deixe ferver durante 3 a 5 minutos, adicione a raspa de limão e reserve.
  7. Quando as rabanadas estiverem prontas, coloque-as num prato de servir, polvilhe com canela a gosto e regue-as com a calda de açúcar.

Também pode gostar de

5 comments

    1. Faço as rabanadas molhando o pão no leite adoçado e aromatizado com essência de baunilha. Quando prontas passo no açúcar e canela. Não uso a calda de açúcar

  1. Faço as rabanadas molhando o pão no leite adoçado e aromatizado com essência de baunilha. Quando prontas passo no açúcar e canela. Não uso a calda de açúcar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.