Empadinhas de Maçã e Canela

Por vezes surgem visitas inesperadas em casa e queremos preparar algo fácil, simples e delicioso… como se na realidade estivéssemos à espera dos convidados. É bom ter sempre por casa os recheios da Dulcis porque, numa questão de minutos, conseguimos aquele miminho especial bem caseiro, que deixa as visitas a pensar que passamos o dia na cozinha…
 
Há alguns meses fiz um recheio de maçã e canela em casa, e devo confessar que fiquei surpreendida com as semelhanças entre ambos. Adoro especialmente os pedaços de maçã que tornam estas empadinhas ainda mais especiais! Para a massa utilizei aqueles discos de massa fina para doces e salgados, que encontramos na seção dos congelados; como tinha discos de 10 e 12 cm fiz empadas de ambos os tamanhos e obtive cerca de 12 a 14 empadas, mas podem utilizar o diâmetro ou a massa que desejarem.

 

Empadinhas de Maçã e Canela

Ingredientes:

  • discos de massa fina para doces e salgados q.b.
  • 200 g de compota de maçã e canela
  • 1 gema de ovo
  • 1 colher de chá de leite meio gordo
  • 1 colher de sopa de açúcar em pó
  • 1/2 colher de café de canela

Preparação:

1. Retire os discos de massa pronta do congelador e deixa à temperatura ambiente durante cerca de 1 hora.
2. No centro de cada disco coloque cerca de uma colher de chá bem cheia de compota de maçã e canela. Não coloque demasiado recheio, senão não conseguirá fechar a empada.
3. Para fechar as empadas molhe os extremos com um pouco de água, que funcionará como cola, e e feche bem. Com a ajuda de um garfo pressione o rebordo da empada para garantir que fica bem fechada.
4. Misture a gema de ovo com o leite e pincele as empadas uniformemente.
5. Leve as empadas a forno pré-aquecido nos 180 ºC até que fiquem douradas. Polvilhe-as com a mistura de açúcar em pó e canela e sirva de imediato.

Também pode gostar de

4 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.