Hambúrgueres de Legumes

Adoro experiência na cozinha, é um facto e também adoro experiência vegetarianas! Não daquelas com tofú e seitan porque acho que a aceitação pelos carnívoros cá da casa seria bastante fraca, mas tento assim disfarçadamente fazê-los comer algumas coisinhas vegetarianas light, como lhes chamo.
Estes hambúrgueres resultaram de uma dessas experiências, para aproveitar algumas batatas cozidas que tinham sobrado de uma outra refeição. O resultado? Estes deliciosos hambúrgueres que recomendo a qualquer pessoa que experimente, são maravilhosos, podem confiar!
Eu sei… estão um bocado toscos =P mas pronto, não sou lá muito boa a moldar! Mas vamos lá ao que interessa… a receitinha! Esta foi a receita que eu improvisei, mas se tiverem cogumelos, courguette, alho francês ou qualquer outro legume usem e abusem!

Ingredientes para 6 hambúrgueres:

  • 1 cebola pequena
  • 200gr de batatas (eu usei restos de batata cozida)
  • 1 cenoura
  • 75gr de ervilhas
  • 1 colher de sopa de salsa picada
  • 1 colher de sopa de maionese
  • sal q.b.
  • pimenta q.b.
  • noz moscada q.b.
  • orégãos q.b.
  • azeite q.b.

Preparação:

1. Coza as batatas e as ervilhas num tacho de água com um pouco de sal.
2. Descasque a cenoura e rale-a.
3. Pique a cebola pequenina e leve ao lume com um fio de azeite.
4. Quando o azeite estiver quente junte os legumes e deixe saltear. Tempere com sal, pimenta, noz moscada e orégãos a gosto.
5. Quando os legumes estiverem all dente, isto é, cozinhados mas crocantes, retire do lume e reserve.
6. Esmague as batatas cozidas e junte os legumes, rectificando os temperos, e adicionando também a salsa picada e a maionese. Deixe arrefecer.
7. Pegue em pequenas porções e molde com a forma de hambúrgueres.
8. Leve ao frigorífico até ficarem firmes, cerca de 1 hora.

9. Leve-os a uma frigideira anti-aderente com um fio de azeite até estarem dourados.

Também pode gostar de

19 comments

  1. Olá MissBelos hambúrgueres, adorei esta versão vegetariana. Ficaram bem ao meu gosto e deixa-me dizer-te que não estão nada toscos mas sim, muito apetitososssss!! Gostei muito da combinação dos \”verdinhos\” que escolheste ;)Beijinhos

  2. Oi linda,obrigada por seguir o Blog,fique a vontade por lá tá! :)Infelizmente o sorteio é nacional,só para quem mora no Brasil,,mas quem sabe teremos algum sorteio internacional vindo por aí? :)Mil beijinhoshttp://umamulherbemvestida.blogspot.com

  3. Parece-me uma excelente ideia, para 'obriga-los' a comer essas coisinhas mais saudaveis. 😛 Devem ser maravilhosos e nutritivos.Tania *

  4. Olá :)Só vim dizer que adoro o seu blog! È totalmente delicioso! Ainda há pouco me estava a babar com a tarte de natas :pMas gostei muito desta dica dos hamburguers de legumes, porque sinceramente já ando farta de carne e peixe, deve ser da gravidez.Um beijinho grande e um bom 2012!

  5. Muito obrigada por todos os comentários :') ainda bem que gostaram!Eu gosto bastante destas receitinhas assim, provam que os legumes podem ser consumidos de forma deliciosa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.