Massa de Pizza Ultra Rápida

Quem nunca viu um programa culinário do Jamie Oliver não sabe (definitivamente!) o que tem andado a perder… e os episódios “Jamie’s 30 minute Meals” são deliciosos!
Este chef inglês mostra-nos como preparar refeições completas, elaboradas, simples e saborosas em apenas meia hora! Alguns dos ingredientes não são típicos de uma cozinha portuguesa, como é o casa da minha, mas podem sempre tirar-se dicas, alterar ingredientes e… inovar, inovar, inovar!
Já a fiz cá em casa e todos aprovaram! Há não muito tempo também a experimentei com o F. e apesar das nossas pequenas divergências na cozinha resultou lindamente: as melhores pizzas homemade que já comi! Esta receita de massa de pizza que vos trago hoje é maravilhosa! Não precisa de fermentos químicos ou de padeiro, não precisa de tempo para levedar, nada de nada! Um cozinheiro menos experimente consegue fazê-la em 15 minutos! Hummmm imaginem só isto… uma pizza quentinha, de massa fina e crocante, com o vosso recheio favorito em cerca de 15 minutos?! Para quê encomendar pizzas fora?! Mãos à obra!!!

Ingredientes:

  • 250 g de farinha de trigo fina
  • 125 ml de água morna
  • 1 colher de chá de fermento
  • 1 colher de chá de sal grosso
  • 1 fio de azeite

Preparação:

1. Numa taça grande coloque a farinha e o fermento e misture bem.
2. Faça um buraco no meio e coloque lá a água morna e, com a ajuda de um garfo, dissolva o sal.
3. Junte o azeite e com o garfo já misturando tudo até a massa começar a descolar da taça; se necessário coloque mais farinha.
4. Quando a massa estiver a descolar, polvilhe a bancada com farinha e despeje a massa. Vá amassando-a bem com as mãos e polvilhando com farinha até que fique macia, elástica e não cole às mãos.
5. Faça uma bola e estique a massa em forma circular.
6. Recheie a gosto e leve, até ficar douradinha, a forno pré-aquecido nos 180 ºC.

Também pode gostar de

16 comments

  1. Exactamente Sarinha!Não tem que levedar, pelo que se torna muito rápida de fazer. Se te apetecer uma bela pizza caseira bastam uns 15 minutos para confeccioná-la ;DBeijinhos

  2. Tentei fazer hoje esta massa , mas tive alguma dificuldade em torná-la elástica! Existe algum truque? O tempo de amassar deve ser prolongado? Pela receita não parece! A pizza ficou razoável, mas a massa um pouco…. \”massuda\” 🙁 tenho a certeza que devo ter feito mal qualquer coisa, só não descubro o quê…Obrigada!

  3. Olá Cláudia,O fio de azeite é que vai conferir uma certa elasticidade à massa. Se calhar ficou um pouco massuda por estar um bocado grossa, não sei. É que esta massa fica fina e crocante, não dará para fazer pizzas de massa fofa, essas têm mesmo que levedar!Quanto a amassar, eu misturo tudo com a ajuda de um garfo, como referi, até a massa se soltar do recipiente e estar homogénea. Depois dou umas amassadelas até ela estar macia e do meu agrado 🙂 só aí é que estivo.Dizem que se deve bater a massa da pizza 100 vezes na bancada, eu nunca experimentei, mas fica a dica se quiser experimentar :)Espero ter ajudado querida, beijinhos 🙂

  4. Boa noite!! Estava a procura de uma receita de massa de pizza rápida e cai sobre o seu blog!A massa fica muito boa e saborosa mas tem que ser bem fininha! parabéns pelo seu blog, tem assuntos muito interessantes!!!! beijocas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.