Quem nunca viu um programa culinário do Jamie Oliver não sabe (definitivamente!) o que tem andado a perder… e os episódios “Jamie’s 30 minute Meals” são deliciosos!
Este chef inglês mostra-nos como preparar refeições completas, elaboradas, simples e saborosas em apenas meia hora! Alguns dos ingredientes não são típicos de uma cozinha portuguesa, como é o casa da minha, mas podem sempre tirar-se dicas, alterar ingredientes e… inovar, inovar, inovar!
Já a fiz cá em casa e todos aprovaram! Há não muito tempo também a experimentei com o F. e apesar das nossas pequenas divergências na cozinha resultou lindamente: as melhores pizzas homemade que já comi! Esta receita de massa de pizza que vos trago hoje é maravilhosa! Não precisa de fermentos químicos ou de padeiro, não precisa de tempo para levedar, nada de nada! Um cozinheiro menos experimente consegue fazê-la em 15 minutos! Hummmm imaginem só isto… uma pizza quentinha, de massa fina e crocante, com o vosso recheio favorito em cerca de 15 minutos?! Para quê encomendar pizzas fora?! Mãos à obra!!!
Ingredientes:
- 250 g de farinha de trigo fina
- 125 ml de água morna
- 1 colher de chá de fermento
- 1 colher de chá de sal grosso
- 1 fio de azeite
Preparação:
1. Numa taça grande coloque a farinha e o fermento e misture bem.
2. Faça um buraco no meio e coloque lá a água morna e, com a ajuda de um garfo, dissolva o sal.
3. Junte o azeite e com o garfo já misturando tudo até a massa começar a descolar da taça; se necessário coloque mais farinha.
4. Quando a massa estiver a descolar, polvilhe a bancada com farinha e despeje a massa. Vá amassando-a bem com as mãos e polvilhando com farinha até que fique macia, elástica e não cole às mãos.
5. Faça uma bola e estique a massa em forma circular.
6. Recheie a gosto e leve, até ficar douradinha, a forno pré-aquecido nos 180 ºC.
16 comments
Deve ser excelente esta massinha, e a vantagem de não ter que levedar é óptima. Bjs
Boa sugestão!Beijinhos
Exactamente Sarinha!Não tem que levedar, pelo que se torna muito rápida de fazer. Se te apetecer uma bela pizza caseira bastam uns 15 minutos para confeccioná-la ;DBeijinhos
Oi! Sempre tive curiosidade de aprender a fazer massa de pizza caseira, mas nunca parei para tentar. Acho que desta vez vou experimentar, depois te falo como foi
Tentei fazer hoje esta massa , mas tive alguma dificuldade em torná-la elástica! Existe algum truque? O tempo de amassar deve ser prolongado? Pela receita não parece! A pizza ficou razoável, mas a massa um pouco…. \”massuda\” 🙁 tenho a certeza que devo ter feito mal qualquer coisa, só não descubro o quê…Obrigada!
Olá Cláudia,O fio de azeite é que vai conferir uma certa elasticidade à massa. Se calhar ficou um pouco massuda por estar um bocado grossa, não sei. É que esta massa fica fina e crocante, não dará para fazer pizzas de massa fofa, essas têm mesmo que levedar!Quanto a amassar, eu misturo tudo com a ajuda de um garfo, como referi, até a massa se soltar do recipiente e estar homogénea. Depois dou umas amassadelas até ela estar macia e do meu agrado 🙂 só aí é que estivo.Dizem que se deve bater a massa da pizza 100 vezes na bancada, eu nunca experimentei, mas fica a dica se quiser experimentar :)Espero ter ajudado querida, beijinhos 🙂
Muito obrigado. Vou certamente voltar a experimentar! Depois conto como ficou!Beijinhos!
Boa noite!! Estava a procura de uma receita de massa de pizza rápida e cai sobre o seu blog!A massa fica muito boa e saborosa mas tem que ser bem fininha! parabéns pelo seu blog, tem assuntos muito interessantes!!!! beijocas
Olá Ju!Ainda bem que gostou, a massa fica deliciosa fina e crocante… uma tentação! Muito obrigada :)Beijinhos querida
eu adoro ver o jamie,e quando nao posso ver gravo.:)
Qual fermento usado?
Olá!Usei um fermento normal para bolos 🙂 Royal no caso. Espero ter ajudado!Beijinhos
E que farinha usou nesta massa? Obrigada
Olá Mila!Farinha normal para pão, a farinha T55 :)Beijinhos