Bolo de Amêndoa e Chocolate

Este bolo foi uma agradável experiência em termos de combinação de sabores: amêndoas e chocolate! Na altura que o confeccionei utilizei manteiga com sal, por não ter da outra no frigorífico, no entanto aconselho que usem manteiga sem sal. Ficará muito mais saboroso posso-vos garantir!
Mais uma vez trata-se de um bolo simples, fácil e rápido de fazer… ideal para um cházinho e dois dedos de conversa ao fim-de-semana. Sirva ainda morno para sensações gustativas mais intensas!

Ingredientes:

  • 125g de manteiga sem sal
  • 125g de açúcar
  • 5 ovos
  • 150g de farinha
  • 1 colher de chá cheia de fermento em pó
  • 100g de amêndoa pelada e picada
  • 75g de chocolate de culinária partido em pequenos pedaços ou pepitas de chocolate

Preparação:

1. Amasse a manteiga com o açúcar até obter um creme homogéneo.
2. Separe as gemas das claras.
3. Junte as gemas, uma a uma, ao creme e continue a bater.
4. Bata as claras em castelo bem firmes.
5. Misture as claras e a farinha aos poucos e alternadamente, mexendo devagar. Junte as amêndoas e o chocolate picado e misture.
6. Coloque a massa numa forma redonda, untada e polvilhada com farinha e alise.
7. Leve a cozer em forno pré-aquecido nos 180 ºC durante cerca de 30 minutos (faça o teste do palito, ver).
Nota – pode substituir as amêndoas por outras frutos secos a seu gosto como, por exemplo, nozes, avelãs, pinhões, nozes pecãn, etc.

Também pode gostar de

12 comments

  1. Olá,aventurei-me a fazer esta receita que me parece deliciosa, no entanto achei que a massa ficou muito grossa (não verte com fluidez na forma). É mesmo assim ou será que errei em qualquer coisa? Vou colocar no forno e rezar para que fique bom. Obrigada.

  2. Olá Rita!Pode dever-se ao tamanho dos ovos que utilizei relativamente aos seus, por exemplo. A massa deste bolo fica normal, nem muito fluída, nem muito maçuda digamos assim 🙂 se às vezes vir que isso lhe acontece, experimente adicionar mais um ovo, ou um pouco de leite para que a textura se altere, mas atenção, não adicione em excesso!Espero ter ajudado e espero que o seu bolinho tenha ficado delicioso :)Beijinhos

  3. Obrigada pelos conselhos. Normalmente uso ovos tamanho L. Por acaso antes de meter na forma lembrei-me de lhe acrescentar um pouquinho de leite. No final saiu bem. Ficou bom 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.