Pão Integral com Nozes

Hoje comemora-se o Dia Mundial do Pão. Um alimento de todos os dias, que (quase) todos adoramos, e sem o qual não passamos. Quem resiste a uma bela torrada com manteiga ao pequeno-almoço?! Eu não consigo! E se for um pão mais especial, com nozes… que ao torrar ficar ainda mais deliciosas e crocantes… com manteiga a derreter, salgadinha… aiiiii! Já estão a imaginar o quão bom é este pão não já?! A única coisa que mudava nesta receita seria… dobrar a quantidade de nozes! Por isso atualizei as quantidades, e temos duas chávenas de nozes em vez de uma, para vossa (e minha) felicidade.

Pão Integral com Nozes

Ingredientes:

  • 500 g de farinha para pão integral
  • 1 saqueta de fermento de padeiro *
  • 300 ml de água morna
  • 2 chávenas de nozes
  • sal q.b.
 

* (as gramas variam de marca para marca) ou 1 cubo de fermento fresco

Preparação:

1. Na taça da batedeira coloque a farinha, o fermento e uma pitada de sal. Adicione a água morna aos poucos, misturando bem com o gancho de massa durante uns 5 minutos, até obter uma massa lisa. Se amassar manualmente serão cerca de 10 minutos.

2. Adicione as nozes, grosseiramente picadas, e amasse mais 1 ou 2 minutos.
3. Cubra a taça e deixe a massa descansar cerca de 45 minutos num local seco e quente.
4. Amasse ligeiramente a massa e molde o pão com o formato que desejar. Coloque-o sobre um tabuleiro de forno, forrado com papel vegetal. Cubra com um pano e deixe levedar em local quente até que a massa dobre o volume (aproximadamente 1 hora).
5. Faça alguns cortes na superfície do pão e leve a cozer, em forno pré-aquecido a 200 ºC, cerca de 30 minutos (até que esteja bem dourado).

Também pode gostar de

9 comments

  1. Eu não vivo sem pão. De manhã tem de haver o pão com fiambre e manteiga e a sua chavena de café com leite. Só assim o dia começa bem. Gosto bastante de pão com nozes ou pão com algo para trincar e o teu está mesmo apetitoso.BjinhosRita

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.