Marmelada (receita da Avó)

Quase todos os anos chegam cá a casa quilos de marmelos. E por norma é a minha mãe quem faz a marmelada todos os anos. Mas este ano, com a vinda dos meus avós para a reforma, e após alguns incidentes, foi a minha avó que deitou mãos à obra! Ela estava desejosa que chegassem os marmelos, porque já há mais de 25 anos que não fazia marmelada e tinha muitas saudades desses tempos… e assim foi, ela fez a sua famosa marmelada que ficou deliciosa!
 
Como boa neta fiquei atenta a todos os detalhes, pesei tudo e adaptei a receita, reduzindo as quantidades, mas mantendo as proporções isto porque, na realidade, não tivemos apenas 1 kg de marmelos limpos, mas sim quase 4 kg… podem imaginar quantas taças de marmelada temos certo? Mas a verdade é que todos a adoram cá em casa, então não deve durar muito! Fica a receita para quem quiser também experimentar. Aqui o difícil não é a receita em si, é descascar os marmelos e retirar os caroços. Esse sim é o desafio!

 

Marmelada (receita da Avó)

Ingredientes:

  • 1 kg de marmelos limpos (sem casca e caroço)
  • 500 g de açúcar
  • 250 g de açúcar mascavado
  • 100 ml de água
  • aguardente q.b.

Preparação:

1. Numa panela coloque a água, os marmelos cortados em pedaços e o açúcar. Deixe cozinhar bem, até os marmelos estarem bem macios.
2. Triture tudo com uma varinha mágica e deixe cozinhar mais alguns minutos, para engrossar.
3. Coloque em taças previamente esterilizadas e pincele generosamente a superfície da marmelada com a aguardente e cubra com papel vegetal. Guarde as taças de marmelada em local fresco e seco.

Também pode gostar de

10 comments

    1. Olá boa tarde. Também faço marmelada, como você, mas não fica durinha, para partir às fatias. É depois de 1 mês, fica com bolor. O que faço????

      1. Olá!

        Tem que deixar engrossar mais um pouco talvez. E para não ganhar bolor recomendo fazer como indico na receita e, se a sua casa for quente e húmida, guarde no frigorífico antes e aguenta muito tempo!

        Espero ter ajudado!

        Beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.