Arco-íris na Cozinha

Lasanha de Carne (com Curgete)

Este ano tenho feito um esforço por me alimentar melhor, um esforço real. Claro que de vez em quando as minhas hormonas levam a melhor e acabo a atacar uns docinhos, uns pacotes de batatas fritas, mas afinal quem nunca?! O importante é que consegui tornar o pequeno-almoço um hábito. Tomo-o todos os dias com prazer, tentando sempre preparar algo diferente. E agora estou a fazer um esforço para reduzir os hidratos de carbono…
 
O motivo é simples… eu adoro hidratos! Adoro arroz, massa, batatas… adoro mais do que devia e numa única refeição consigo perfeitamente comer dois três, acreditem… basta uma bela carne assada com batatinhas e arroz de forno e uma salada… à qual junto massa cozida em espirais… péssimos hábitos eu sei, por isso está na hora de mudar, principalmente ao jantar. Por isso experimentei fazer a receita clássica de lasanha cá de casa sem massa, sem placas de lasanha… substituindo-a por curgete e fica incrível… nem dão pela falta dos hidratos acreditem!

Lasanha de Carne (com Curgete)

Ingredientes:

Preparação:

1. Num tacho leve ao lume a cebolas e os dentes de alho picados, com um fio de azeite, e deixe refogar, mexendo sempre.
2. Adicione a cenoura cortada em cubos pequenos e deixe refogar durante 5 a 10 minutos, até que estar bem macia. Junte o tomate aos cubos, a polpa de tomate e tempere com sal, pimentas e as ervas de Provence, e misture e deixe cozinhar durante 5 minutos.
3. Junte a carne picada e misture bem, para ela ficar bem soltinha. Deixe cozinhar mais 15 a 20 minutos e rectifique os temperos. Adicione 3/4 do molho bechamel e misture bem.
4. Entretanto lave a curgete e corte as extremidades. Usando uma mandolina corte a curgete em finas fatias longitudinais.
5. Numa assadeira rectangular coloque uma concha de carne picada, sobreponha as fatias de curgete. Repita o processo terminando com uma camada de carne picada, o molho bechamel restante e polvilhando com queijo ralado.
6. Leve a lasanha ao forno, pré-aquecido nos 180 ºC, durante cerca de 25 a 30 minutos, até a curgete estar bem cozinhada e o queijo gratinado.

Exit mobile version