Arco-íris na Cozinha

Bolo de Chocolate e Maionese – Especial Aniversário

O tempo passa a voar… faz hoje 6 anos que me sentei diante de um computador, com muito poucos conhecimentos sobre culinária, e decidi arriscar, decidi criar um espaço para partilhar, para guardar as nossas receitas favoritas, para interagir com outras pessoas, que também adoram cozinhar!

Faz hoje 6 anos que este cantinho surgiu, bem diferente do que é hoje, sem dúvida! Contínua a ser um espaço de partilha claro! Um espaço onde todas as receitas publicadas são feitas com amor, as receitas funcionam, foram testadas e aprovadas… caso contrário não estariam aqui! Os valores mantém-se, mas a imagem mudou muito ao longo dos anos… os meus conhecimentos, as técnicas, as experiências mudaram. Foram anos de muitos altos e baixos, de muitas conquistas, de muitos desafios… e foram maravilhosos!
 
Hoje, para celebrarmos juntos mais um aniversário, trago-vos um bolo de chocolate bem simples, mas bem diferente também… mal lerem os ingredientes vão pensar que enlouqueci! Mas não, calma e muito confiança! Porque este é o bolo mais fofinho que já alguma vez comi… e melhor de tudo, este bolo aguenta muito tempo, ou seja, 2 ou 3 dias após ele continua tão fofinho como no primeiro dia, e isso é simplesmente maravilhoso, pelo menos para mim! Então iremos ter algumas variações deste bolo aqui no blogue de certeza!

Bolo de Chocolate e Maionese

Ingredientes:

Ingredientes para a cobertura:

Preparação:
1. Numa taça coloque a farinha, o açúcar, o cacau em pó e o bicarbonato, previamente peneirados.
2. Dissolva o café solúvel na água morna e adicione-o aos secos, juntamente com a maionese e o extracto de baunilha. Misture tudo com uma vara de arames, apenas para homogeneizar, sem trabalhar demasiado a massa.
3. Verta a massa para uma forma, previamente untada com manteiga, e leve o bolo ao forno, pré-aquecido nos 180 ºC durante 30 a 35 minutos (faça o teste do palito).
4. Entretanto prepare a cobertura. Leve ao lume as natas até começarem a ferver. Retire-as do lume, adicione o chocolate em pedaços. Reserve durante 5 minutos, e misture com uma vara de arames, até obter um creme homogéneo.
5. Adicione a manteiga, para dar brilho, e misture bem. Despeje a cobertura sobre o bolo e deixe escorrer pelas laterais. Coloque a restante ganache no centro do bolo. Decore com pó dourado a gosto a sirva.

Exit mobile version